O Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, teve sua abertura oficial em todas as dioceses brasileiras no último domingo, 29 de dezembro, durante a Festa da Sagrada Família. Este momento especial reuniu bispos e fiéis em procissões que simbolizam a caminhada da Igreja rumo à renovada esperança em Cristo.
As celebrações diocesanas começaram com a leitura de trechos da Bula de Proclamação do Ano Jubilar, seguida por uma peregrinação marcada pela cruz. Muitas dioceses criaram cruzes especiais para este Ano Santo, enriquecendo o significado das procissões com gestos simbólicos de unidade e esperança.
Nas catedrais, a Eucaristia foi celebrada com muita alegria, incluindo ritos de aspersão e entrada solene. Durante as missas, os bispos anunciaram as Igrejas Jubilares, onde serão oferecidas indulgências plenárias aos fiéis que realizarem suas peregrinações.
:: Basílicas de Aparecida são proclamadas igrejas do Jubileu da Esperança
Dioceses de Porto Alegre, Goiânia, Olinda e Recife, Brasília e Manaus realizaram procissões especiais que abriram oficialmente o Jubileu da Esperança em suas regiões.

Em todas as dioceses, os bispos vão nomear Igrejas e lugares sagrados, para que você possa fazer a peregrinação, motivado pelo desejo de conversão e alcançar as graças próprias do Ano Santo.
Em muitas dioceses, serão programadas celebrações especiais ao longo do Ano Jubilar. Procure participar!
Assista ao vídeo do Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R. sobre como ser mais ativo neste ano especial em sua comunidade:
Seja convidado, neste Jubileu, à alegria do encontro com Deus e à renovação espiritual! Inspire-se na fala do cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB, de que“a esperança cura, encoraja e nos conduz na maturidade da fé”.
:: Tire suas dúvidas sobre o Jubileu neste vídeo!
Fonte: CNBB
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.