Na véspera do Natal de 2024 terá início o Ano Santo Jubilar da Esperança, proposto pelo Papa Francisco a sermos sempre Peregrinos da Esperança, pois é necessário não fechar os olhos para questões importantes, como a pobreza no mundo.
“Entretanto, tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente, que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna de seres humanos. Penso, de modo especial, nos inúmeros refugiados forçados a abandonar as suas terras. Que as vozes dos pobres sejam escutadas neste tempo de preparação para o Jubileu”, disse o Santo Padre, no lançamento do Jubileu, em fevereiro de 2022.
Leia MaisO Jubileu e a Porta SantaJubileu 2025: Acompanhe a série Podcast Ano da OraçãoO Vaticano já tinha divulgado que, no dia 24 de dezembro, a Porta Santa da Basílica de São Pedro será aberta. No dia 29 de dezembro, Francisco abrirá a Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. Em 1º de janeiro de 2025, na Solenidade de Maria Mãe de Deus, a de Santa Maria Maior e, em 5 de janeiro, a Porta Santa de São Paulo Fora dos Muros.
E nesta semana, foram divulgados os primeiros 26 grandes eventos jubilares no site do Jubileu 2025, na seção “Calendário Jubileu”, que em breve estará disponível em todas as línguas. Consultando os vários programas, será possível conhecer os momentos e principais atividades relativas a cada evento. Eles serão ainda mais enriquecidos com detalhes nos próximos meses.
A cada página dos eventos, será também disponibilizado para download um manual com as principais indicações de apoio aos peregrinos e o cartaz que poderá ser divulgado. No site também é possível inscrever-se para participar nos diversos eventos jubilares.
Calendário dos eventos
Em janeiro de 2025 acontece o Jubileu do Mundo da Comunicação (dias 24 a 26). Em fevereiro, o Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança e o Jubileu dos Diáconos.
No mês de março, a Igreja celebra os voluntários de cada associação, membros de organizações sem fins lucrativos, operadores de ONGs e assistentes sociais, como também os Missionários da Misericórdia (sacerdotes selecionados de todo o mundo que receberam do Papa as suas próprias faculdades de absolver os pecados, que são da estrita competência da Sé Apostólica e de um mandato especial como pregadores durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2015).
No mês de abril, dois eventos: o Jubileu dos Doentes e do Mundo da Saúde e o Jubileu das Pessoas com Deficiência. Trabalhadores, empresários e membros de bandas musicais serão celebrados em maio de 2025, como também as Irmandades, as Igrejas Orientais, as Famílias, Crianças, Avós e Idosos.
O Ano Santo no mês de junho terá os Jubileus dos membros dos movimentos eclesiais, associações, novas comunidades e grupos de oração, da Santa Sé, do Esporte, dos Seminaristas, dos Bispos, dos Sacerdotes e dos Governantes. Em julho do ano que vem, o esperado Jubileu para a Juventude (28 de julho a 3 de agosto).
Agentes da justiça secular, canônica e eclesiástica e também os catequistas celebram seus Jubileus em setembro. Nos últimos três meses do ano, acontecem os Jubileus dos Migrantes e da Vida Consagrada, que terá como protagonistas todos os religiosos, monges e monjas, noviços e noviças.
Além destes, o Jubileu da Espiritualidade Mariana para todos os membros dos movimentos marianos, irmandades e diversos grupos de oração. E finalmente, o Jubileu dos Coros e Corais e o Jubileu dos Detentos, em 14 de dezembro de 2025.
Padre Jânison explica sobre o Ano de Oração para o Jubileu
Fonte: Vatican News
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.