Igreja

Nova igreja é inaugurada no local do Batismo de Jesus

Cardeal Parolin, representando o Papa Francisco, celebrou missa de dedicação nesta sexta (9)

Escrito por Beatriz Nery

10 JAN 2025 - 08H59 (Atualizada em 10 JAN 2025 - 12H02)

Sergey Denisenko/Shutterstock

Uma nova igreja foi inaugurada em Al-Maghtas, Jordânia, no local histórico do Batismo de Jesus. A missa de dedicação e inauguração da nova igreja foi realizada nesta sexta-feira (10), presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, representando o Papa Francisco. O local é considerado pela tradição cristã o ponto do batismo de Jesus por João Batista.

Durante a cerimônia, o cardeal destacou a importância espiritual do local. Ele afirmou que a nova igreja é um convite à renovação da fé:

"Aqui, estamos no ponto mais baixo da terra, mas é precisamente aqui que Deus veio ao nosso encontro, como se quisesse reunir em seu abraço também aqueles que estão longe."

O cardeal Parolin ressaltou o valor simbólico da região, que reúne eventos e figuras bíblicas fundamentais: "Tudo começa com o fato de que Deus se tornou homem e habitou entre nós nesta Terra Santa."

Vatican Media
Vatican Media
Momento da celebração da dedicação da Igreja do Batismo na Jordânia, nesta sexta (10)

Apoio aos Cristãos do Oriente Médio

Parolin também expressou solidariedade às comunidades cristãs locais, marcadas por desafios constantes. Ele pediu o fim dos conflitos na região e a libertação de prisioneiros:

"Minha presença aqui hoje é um sinal tangível da proximidade de toda a Igreja às comunidades cristãs do Oriente Médio."

E encorajou os cristãos a serem agentes de transformação em tempos difíceis: "É importante que os cristãos contribuam para a construção de uma sociedade justa e pacífica."

História e significado

Al-Maghtas, também conhecido como Betânia Além do Jordão, foi identificado como o local do batismo de Jesus por Frei Michele Piccirillo, arqueólogo franciscano. A região foi reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2015, e é ponto de peregrinação cristã há séculos.

O rei Abdullah II da Jordânia doou terras no local para diversas denominações cristãs, promovendo o diálogo inter-religioso. A Igreja do Batismo de Jesus, agora com 2.200 metros quadrados e capacidade para mil fiéis, é uma das maiores do Oriente Médio. Construída com pedra Tafouhi de Hebron, a estrutura inclui vitrais no estilo da Catedral de Chartres e abrigará relíquias de São João Paulo II e dos Santos Mártires de Damasco.

A pedra fundamental da igreja foi abençoada pelo Papa Bento XVI em 2009. O Papa Francisco visitou o local em 2014, durante a Festa do Batismo, renovando os votos batismais dos fiéis. Segundo o Cardeal Parolin, “esta é uma celebração de esperança e unidade para toda a Igreja”.


Local antes da construção da nova Igreja


Jubileu e futuras celebrações

A inauguração coincide com o Jubileu de Esperança, que concede indulgência plenária aos peregrinos que visitarem a igreja. Este evento também é um prelúdio para 2030, quando será celebrado o bimilenário do Batismo de Jesus.

Paz e diálogo inter-religioso

O projeto é um exemplo de cooperação entre a Igreja e o governo jordaniano, promovendo paz e liberdade religiosa no Oriente Médio. A Trilha de João Batista, inaugurada recentemente, adiciona um elemento de reflexão espiritual ao local.

 “Aqui, os peregrinos podem renovar sua fé e encontrar-se com o Deus que tirou o pecado do mundo”, destacou o Arcebispo Giovanni Pietro Dal Toso, núncio apostólico na Jordânia.

:: Por que Jesus foi batizado quando era adulto, e não quando era criança?

Fonte: Vatican News/SH/Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...