É tempo de celebrar São José, um homem que inspira nossa fé diante de seu empenho em ser um pai zeloso e o esposo fiel de Maria. Diante de vários retratos de São José na arte sacra, a imagem com o Menino Jesus no colo é a que melhor representa sua paternidade divina.
Leia MaisOração de São José para todos os paisO que São José nos ensina a respeito do amor?Ele assumiu Maria grávida de Jesus, mesmo sabendo que não era o pai biológico da criança. Cuidou e protegeu o Menino, assim como faz conosco hoje, ao interceder por nossos pedidos.
A imagem do santo nos altares chama a atenção por seus elementos, e um deles, além do menino Jesus, é o lírio que ele traz nas mãos. Há uma tradição (não comprovada) que diz que o Sumo Sacerdote teria reunido os jovens de Jerusalém para saber qual deles seria o pai do Messias, prometendo e dando um bastão para cada um, no qual brotaria flores naquele que fosse o verdadeiro. E o de José floresceu, confirmando que seria o pai adotivo de Jesus.
Embora não haja registros que confirmem esse fato, apesar de ser uma questão bíblica ligada à eleição de Aarão (Nm 17, 16-26), o que se pode confirmar a respeito da flor retratada, o lírio, ela representa a pureza do coração de José, sua castidade e também nos recorda da vitória da vida sobre a morte.

Essa flor, assim como a túnica branca, representa-o como um homem honesto que confiava, obedecia e era fiel à vontade de Deus. Seu único apego era realizar os planos que Deus que a ele confiou e viveu como a providência divina o quis.

Os lírios (Lilium sp.) também estão relacionados com a história ou devoção a alguns santos, como Santo António de Pádua, a quem representa a castidade e pureza de seu coração. São flores constantemente escolhidas para adornar cerimônias de casamento diante de seu significado.
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.