Igreja

O Manto Sagrado de Nazaré: a espiritualidade e a proteção de Nossa Senhora

Escrito por Redação A12

17 OUT 2024 - 11H51 (Atualizada em 17 OUT 2024 - 12H19)

Assessoria Círio de Nazaré

Durante o mês de outubro devotos de Nossa Senhora de Nazaré celebram com alegria a devoção a ela, rezando, cantando, louvando, agradecendo, e participando da programação especial do Círio de Nazaré.

A Arquidiocese de Belém realiza neste ano o ducentésimo trigésimo segundo Círio de Nazaré, um evento de piedade popular e força evangelizadora. Milhares de devotos participaram das comemorações que já aconteceram no início do mês, e outros milhares são esperados até o final de outubro.

Todos os fiéis se sentem cobertos e protegidos pelo manto da Virgem de Nazaré, um símbolo precioso que inspira devotos a se dedicarem a oração e se revestirem da Palavra. E por falar em manto, o Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio 2024 é inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”. Todo cristão católico deve perseverar em oração com a Virgem Maria.

Assessoria Círio de Nazaré
Assessoria Círio de Nazaré


O manto conta a história da perseverança de Maria, desde a Anunciação até a entrega de seu Filho na Cruz. Na frente do manto, há dois grandes lírios, símbolos da bondade e ternura de Maria. Arabescos em linha de ouro representam as bênçãos da Cruz de Cristo, com flores simbolizando a intercessão de Maria. O fundo do manto é bordado com 240 metros de fio de ouro e cristais transparentes.

Na parte posterior, o “M” de Maria está envolvido por arabescos que simbolizam a berlinda de Nazaré, com anjos e flores. Abaixo do “M”, está gravado “Eis aqui a serva do Senhor” em uma flâmula de prata. Mais abaixo, uma medalha comemora os 50 anos da Guarda de Nazaré. Acima do “M”, a Cruz de Cristo relembra o grande Sacrifício pela nossa salvação.

O manto também possui mais de 200 zircônias de 1 quilate, simbolizando as muitas Ave-Marias que devemos rezar. As flores representam a beleza da Mãe de Jesus, feitas de materiais nobres como cristais, pérolas e prata. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, envolta em um terço azul de topázios.

Perseverar na oração, no amor, no desejo de santidade e no anúncio do céu. Perseverar é “insistir no tempo oportuno e inoportuno” (cf. 2 Tm 4, 2), sem desistir ou desanimar.

Amparados por Nossa Senhora, perseveremos unânimes em oração e contemplaremos a Deus!

Fonte: Assessoria Círio de Nazaré

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...