Igreja

O que é a Piedade Popular e qual seu papel na fé?

Escrito por Redação A12

06 DEZ 2024 - 10H42 (Atualizada em 06 DEZ 2024 - 12H10)

Thiago Leon

A piedade popular é uma das expressões mais genuínas da fé cristã, nascida e enraizada na cultura e na tradição do povo. Manifestações como festas religiosas, oração do terço nas casas e o uso da água benta são todas consideradas “piedade popular”.

arrow_forward Mas o que isso significa na prática e como ela pode transformar nossa vida como cristãos?

O povo simples encontrou meios para expressar sua fé de maneira espontânea e criativa, muitas vezes fora do ambiente litúrgico. Isso inclui procissões, novenas, romarias, devoções a santos, orações em família e festas religiosas.

O Documento de Aparecida, que trata de diversos temas de interesse de todos os católicos, define a piedade popular como “uma espiritualidade encarnada na cultura dos simples e portadora de valores que refletem o espírito de Jesus Cristo” (Doc. de Aparecida, 258), reforçando a ideia de que a fé vivida no cotidiano tem um impacto duradouro nos fiéis.

Leia o Doc. de Aparecida pela perspectiva de Dom Orlando Brandes

A piedade popular é um obstáculo para a fé?

Uma dúvida frequente é se a piedade popular é uma prática ultrapassada ou atrapalha no crescimento na fé. A resposta é: não.

Por séculos, esta se tornou uma maneira de demonstrar a fé, que é válida se estiver sempre alinhada ao Evangelho, os Sacramentos e à vida da Igreja.

O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, afirma: 

A piedade popular é uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionário.”

O Santo Padre destaca ainda que, ao invés de ser um obstáculo, ela pode ser um ponto de partida para conhecer a Palavra de Deus, os Sacramentos e a Doutrina da Igreja. Por isso, não é apenas uma prática de “tradições”, mas uma evangelização que se atualiza a todo momento.

João Pedro Oliveira/A12
João Pedro Oliveira/A12


Como fortalecer a fé com a piedade popular?

Quando vivida em comunidade, a piedade popular aproxima as pessoas de Deus e das realidades de cada paróquia e comunidade. É um meio pelo qual os cristãos colocam em prática sua fé, muitas vezes em situações desafiadoras, como em zonas de conflitos ou locais sem igrejas.

:: Como a fé inspira ajuda em tempos de desastres naturais? Pe. Inácio Medeiros nos ajuda a compreender!

O Papa Francisco enfatiza que ao olharmos para a piedade popular, encontramos a fé dos humildes, a fé que moldou a nossa história” e nos desafia a ver a beleza nas expressões simples da fé. “A fé cresce quando é vivida e partilhada. É na piedade popular que encontramos um terreno fértil para esse crescimento.”

Thiago Leon
Thiago Leon


beenhere O Santo Padre já falou sobre a piedade popular em algumas ocasiões durante seu pontificado:

• Em 2013, na Carta Encíclica Lumen Fidei, Francisco disse que a Igreja pode ser vista como uma unidade do povo, mesmo com diversas manifestações. Ele afirmou que, apesar da diversidade, as manifestações estão ligadas a um compromisso comum, a fé.

• Em 2018, o Pontífice disse que a piedade popular deve ser protegida da máfia, que pode transformar a adoração em ostentação. Ele também citou um bispo italiano que comparou a piedade popular ao sistema imunológico da Igreja;

• Em 2024, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do II Congresso Internacional de Irmandades e Piedade Popular, em Sevilha, na Espanha, em que reforçou para levarem Cristo às ruas para que todos possam contemplar sua beleza.

:: Tradição e Piedade Popular na vida litúrgica da Igreja

Fonte: Vatican News/Doc. Aparecida/A12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...