A Via-Sacra, também chamada de Caminho Doloroso ou Caminho Santo, é o que acontece em nossas paróquias e em nossas igrejas, muitas vezes de maneiras diferenciadas, quando, por exemplo, no interior das igrejas se colocam aqueles quadros recordando os principais momentos da caminhada dolorosa de Jesus. Leia Mais5 formas de discernir a vocação na QuaresmaUm livro para cada semana da Quaresma
Segundo o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros, em geral, durante muito tempo na igreja eram 14 estações.
Hoje, costuma-se acrescentar uma décima quinta, que simboliza a Ressurreição.
Padre Inácio explica que pode ser uma celebração litúrgica, uma caminhada que a comunidade faz recordando os principais momentos, aqueles dolorosos da vida de Jesus, desde que ele foi aprisionado na noite de Quinta-feira Santa até a sua morte na cruz, na tarde da Sexta-feira Santa.
O objetivo é ajudar na concentração, na fixação daquilo que celebramos. Em muitos lugares também se faz a encenação do teatro da Paixão de Cristo ao vivo.
:: O A12 reúne aqui conteúdos especiais para você vivenciar a Quaresma. Confira!
O legado de Frei Joel Postma, referência da música Litúrgica no Brasil
Frei Joel Postma, referência na música litúrgica no Brasil, faleceu em Belo Horizonte. Ele foi assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB por 13 anos e criou o CELMU e o ODC.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...