O mês de maio é conhecido como o mês das mães, mês mariano e também o mês das noivas. O casamento é um sacramento importante para a Igreja Católica, um casal que escolhe dar esse passo precisa ter a consciência que o matrimônio reflete a fidelidade de Deus.
O A12 conversou com o Missionário Redentorista Pe. Anízio Tavares, que nos explicou o que o casamento representa para a Igreja e o que isso significa na vida do casal.
“É sinal real e eficaz da ação de Cristo na vida do casal e da comunidade na qual participam. Trata-se de uma aliança de amor selada na fé de modo perpétuo e exclusivo. Todo sacramento é também missão! O casal que recebe a graça do sacramento do matrimônio é chamado a ser o sinal do Amor esponsal de Cristo pela Igreja”, explica.
Um casal que escolhe celebrar seu casamento na Igreja, diante de Deus e em um lugar sagrado deve saber que o casamento não é apensa um contrato e que o rito não deve ser celebrado apenas como um protocolo.
“A Igreja pede que a liturgia matrimonial seja celebrada de modo consciente e frutuoso. Não basta apresentar os requisitos formais e celebrar o rito. O matrimônio cristão tem um sentido mais profundo e vai além das questões canônicas. Não é um mero contrato: isso se faz no cartório civil. Não se resume no evento pontual, festivo e bonito: isso as agências de cerimoniais resolvem muito bem. O casal precisa saber da importância do matrimônio para assumi-lo primeiramente como abertura à graça de Cristo que os chama a esse estado de vida”, ressalta.
O casamento é um laço eterno, uma vez que o homem e uma mulher se unem em um matrimônio, não há poder que possa dissolver esse vínculo. “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o homem não deve separar o que Deus uniu”.
“Muitos questionam a indissolubilidade matrimonial antes mesmo de tomar consciência de que a união exclusiva e por toda a vida não é tarefa somente humana, mas também divina, pois o Senhor acompanha o casal com suas graças e luzes. Outro ponto fundamental antes de buscar o sacramento do matrimônio é saber que a aliança entre os noivos não é selada somente diante de Deus, mas também da Comunidade Cristã. A Igreja não entende a celebração de nenhum sacramento como ato privado! É uma celebração da qual a comunidade participa e depois acompanha com as orações. Papa Francisco deixou bem clara essa proposta ao dizer que a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”, explica.
Leia MaisO exemplo de Maria e José para os casamentos de hoje em dia Casamento não é um 'puxadinho'
Os noivos que têm interesse em realizar a cerimônia de casamento no Santuário Nacional de Aparecida ou na Basílica Histórica devem seguir orientações da pastoral. Clique aqui.
A revolta da vacina
Revolta da Vacina completou 120 anos em 2024, expondo tensões sociais e políticas no Brasil de 1904. Reflexões ainda ecoam hoje.
Plenária do Dicastério discute IA e educação
Plenária do Dicastério da Cultura e Educação aborda inteligência artificial e ética, com participação do Papa Francisco e especialistas.
A12 lança página de programação de Natal no Santuário
Fique por dentro dos dias e horários das celebrações de Natal e Ano Novo no Santuário Nacional!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.