Aqui no Portal A12, você confere esta página especial onde listamos todos os conteúdos a respeito do Sínodo sobre a Sinodalidade, processo de três anos onde toda a Igreja refletiu se estamos caminhando juntos e como vamos praticar isso daqui para frente. O povo de Deus — bispos, sacerdotes, religiosos, leigos, homens, mulheres, adultos, jovens — participou desta conversa.
Leia MaisBispos do Brasil partilham sobre o Sínodo e a preparação para o Jubileu 2025A sinodalidade permite que possamos andar juntos, escutando o Espírito Santo e a Palavra, participando da missão da Igreja e na comunhão que o Senhor deseja para nós. E percorrer esta trilha de forma unida é o melhor jeito de testemunhar Cristo.
A última fase da Assembleia Sinodal aconteceu em outubro deste ano em Roma, e do longo período de reflexões foi gerado um Documento Final.
Neste domingo (24), na Solenidade de Cristo Rei, o Papa Francisco uma nota de acompanhamento do texto e nos orienta como podemos praticar a sinodalidade em nossas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais.
“Nos diversos momentos ao longo do caminho sinodal iniciado por mim em outubro de 2021, ouvimos o que o Espírito Santo está dizendo à Igreja neste tempo. Deixando-se iluminar pelo Espírito Santo, toda a Igreja foi chamada a interpretar sua experiência e identificar os passos a serem dados para viver a comunhão, alcançar a participação e promover a missão que Jesus Cristo lhe confiou”, disse o Santo Padre.
Temas confiados aos grupos de estudo
O Papa reforçou que é necessário tempo para chegar a escolhas que envolvam toda a Igreja, e que isso vale especialmente para os temas confiados aos dez grupos de estudo, aos quais outros poderão ser acrescentados, tendo em vista as decisões necessárias.
“A unidade de ensino e prática é certamente necessária na Igreja, mas isso não exclui diferentes maneiras de interpretar alguns aspectos desse ensino ou de tirar certas consequências dele. Isso sempre acontecerá enquanto o Espírito nos guia para a verdade plena (Jo 16,13), até que Ele nos leve completamente ao mistério de Cristo e nos permita ver todas as coisas como Ele as vê. Cada país ou região, além disso, pode buscar soluções mais adequadas à sua cultura e sensíveis às suas tradições e necessidades locais”.
Como as dioceses podem acolher as indicações refletidas no Sínodo?
Francisco orienta que no Documento Final estas informações podem ser acolhidas agora nas Igrejas locais e nos agrupamentos de Igrejas, levando em conta os diferentes contextos, o que já foi feito e o que ainda resta a fazer para aprender e desenvolver cada vez melhor o estilo próprio da Igreja sinodal missionária. Cada bispo cuidará de relatar quais escolhas foram feitas na Igreja local a ele confiada em relação ao que é indicado no Documento Final, quais dificuldades foram encontradas, e quais foram os frutos.
Palavras precisam se tornar atitudes
O Papa finaliza a nota relembrando o que disse na saudação final do encontro de outubro, que o caminho sinodal da Igreja Católica, inspirado também pelo desejo de continuar a jornada rumo à plena e visível unidade cristã, agora precisa que suas palavras compartilhadas sejam acompanhadas por ações.
“Que o Espírito Santo, dom do Ressuscitado, sustente e guie toda a Igreja nesta jornada. Que Ele, que é harmonia, continue a renovar a Igreja com a força do Evangelho, a rejuvenescê-la e a conduzi-la à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: ‘Vem’ (Ap 22,17)”.
.:: Como aplicar os frutos do Sínodo nas Dioceses?
Fonte: Vatican News
Trindade Santa o amor que ensina a comunicar com unidade
A Santíssima Trindade nos ensina como comunicar com amor e viver a unidade na fé, refletindo o modelo perfeito de comunhão e esperança.
Vaticano inclui o chinês nas traduções das Audiências Gerais com o Papa
A partir de 4 de dezembro, leitores em chinês passarão a traduzir a catequese semanal do Papa Francisco durante a Audiência Geral. Saiba mais.
Como está a realidade da Igreja na Nicarágua?
Neste artigo, relatamos um breve histórico do país e da razão para as perseguições à Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.