Daqui a menos de um mês terá início a celebração e vivência dos 60 anos da principal mobilização da Igreja no Brasil através da oração, jejum e solidariedade, convocando cada um de nós a uma maior participação nos sofrimentos de Cristo, ajudando os mais necessitados.
Leia Mais"O esporte ensina o valor da fraternidade", diz o PapaHá 60 anos, a Campanha da Fraternidade se tornou nacional A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). A cerimônia de lançamento vai acontecer na quarta-feira de cinzas (14 de fevereiro) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília (DF).
Como já é tradicional, a Santa Missa de abertura da Campanha será realizada no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 18 de fevereiro, onde também acontece a leitura da mensagem do Papa Francisco para incentivar os católicos brasileiros no Tempo da Quaresma a orar, refletir e agir durante esta iniciativa.
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen, em entrevista à jornalista Izabel Fidelis, da Rádio Aliança, da Arquidiocese de Brasília, sobre a Campanha deste ano, falou sobre os inúmeros projetos apoiados pela Igreja no Brasil, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), com recursos doados na Coleta Nacional da Solidariedade e também convidou todos a ler o texto-base da iniciativa, pois se trata de uma proposta evangélica e eclesial para a vivência do tempo da Quaresma.
"A importância de abordar esse tema se dá a partir de duas direções: a primeira é realidade de crescente divisão, polarização, ódio, violência e tantas outras coisas que nos desafiam a repropor o ideal cristão da fraternidade e da amizade social. Outra direção é acolher o ensinamento da encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo papa Francisco, onde ele já propôs ao mundo este ideal".
Padre Jean esclareceu também o objetivo da CF para a Igreja e o povo de Deus.
“A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na Quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança”, afirmou.
Os preparativos para a abertura da CF 2024 já estão em andamento. Todos os dezenove regionais da CNBB se prepararam por meio do seminário nacional ocorrido em Brasília no ano passado, onde foram formadas lideranças diocesanas a fim de chegar a reflexão da campanha a várias localidades brasileiras.
"Além disso, seu gesto concreto, na Campanha Nacional de Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, ajuda a inúmeras iniciativas e projetos relacionados ao tema deste ano em todo o Brasil. A sua coleta chega a um grande número de projetos para tornar realidade aquilo que nós propomos", disse o padre.
Ouça o hino oficial da Campanha da Fraternidade deste ano
.:: Acesse a página especial do A12 sobre a Campanha
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...