Em 2021, devido ao prolongamento das restrições impostas pela pandemia, parece difícil visualizar um "espírito de recolhimento" ainda maior para vivenciar de modo adequado a Quaresma.
Muitas vezes, a sensação que se tem é de uma Quaresma que já dura 12 meses. Nesse sentido, qual ou quais caminhos devemos tomar para, de fato, fazermos nosso exame de consciência com qualidade e de que forma buscar uma renovação espiritual que faça sentido, mesmo em tempos de recolhimento?
A psicóloga, catequista e escritora Goretti Dias nos ajuda a refletir sobre este assunto. Ela tenta fazer um voo conjunto na pandemia e no tema da Quaresma. “A sensação de estarmos vivendo uma quaresma gigante é real. Até porque os 40 dias não significam 40 dias cronológicos. O voo que gostaria de fazer quer mostrar que estamos realmente no deserto de nossas almas”.
Goretti Explica que a pandemia nos tirou da vida do lado de fora e, assim como é a proposta da Quaresma, nos colocou em uma vida para dentro. “A pandemia nos traz imposição, mas a Quaresma nos mostra um propósito”. Ela aponta quais são estes propósitos:
- O jejum: O sentido direciona caminhos para entender e ver quem é o dono de quem e revela condições de se questionar. “Se eu não consigo parar o meu olhar para, por exemplo, deixar de comer um pizza, como eu posso ter o controle de mim mesmo diante de uma raiva, das drogas, diante das coisas ilícitas”, questiona.
- A esmola – O grande lance da Quaresma não é fazer a caridade no sentido de pegar moedinhas em seu carro e doar para alguém. “Eu prefiro usar o termo esmola do que caridade, pois para mim caridade remota ao assistencialismo. A Quaresma e a pandemia te ofereceram a chance de ser cristão no dia a dia. É você ser a esmola. Ser esmola para seu marido, sua esposa, seus filhos, seus avós, por exemplo, e se doar mais a eles. Quanta esmola e quanto amor há quando você deixa de dar um abraço em seus pais, seus avós, porque não quer que ele pegue o coronavírus”, detalha.
- A Oração - A pandemia coloca as pessoas em relação consigo mesmas, com o outro, mas também com Deus. Colocou muita gente em oração e com o auxílio das redes sociais aproximou e trouxe muita gente de volta para perto de Deus. Na avaliação de Goretti, a pandemia pode nos trazer uma Páscoa, morre aquele homem egoísta e vaidoso e pode nascer um novo mais entregue.
Goretti reflete que é necessário uma maior leveza e também sermos menos duros com nós mesmos. “Quem se relaciona de uma forma mais leve, se perdoando e buscando fazer o melhor, consegue também ser generoso com o outro e está sendo uma parte do seu Deus. A estratégia é amar mais, cobrar menos”, aconselha.
A psicóloga também diz: "Se você tem uma palavra mais generosa, mais paciente e mais amiga, com certeza a sua vida vai ser menos estressada. Pergunta: E cadê o seu Deus?"
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.