Igreja

Papa divulga o tema do 2º Dia Mundial dos Avós: “Dão frutos mesmo na velhice”

Escrito por Lais Silva

17 FEV 2022 - 11H48 (Atualizada em 17 FEV 2022 - 13H24)

Freepik

Nesta semana o Papa Francisco apresentou o tema escolhido para 2º Dia Mundial dos Avós e dos idosos, que neste ano será celebrado no dia 24 de julho. O tema traz a reflexão sobre valorizar os avós e idosos, levando em consideração suas experiências de vida e de fé.

“Dão fruto mesmo na velhice”. (SL 92, 15)

Em sua conta oficial do Twitter, o Santo Padre falou sobre a importância de promover o diálogo entre as gerações.

Francisco ainda ressaltou a importância da combinação entre a sabedoria dos idosos e o entusiasmo dos jovens: “É muito importante unir a sabedoria dos idosos e o entusiasmo dos jovens. O encontro entre avós e netos é um encontro-chave, principalmente neste momento de crise econômica e social que a humanidade atravessa”.

De acordo com o Papa, os idosos devem ser cuidados, pois são a nossa memória e nossas raízes.

 O secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o Padre Alexandre Awi, também comentou sobre o tema.

“Um fruto valioso do ano Família Amoris Laetitia foi a convocação pela primeira vez do Dia mundial dos avós e dos idosos no ano passado. É uma tradição que se deve manter todos os anos e o Papa convida as comunidades paroquiais, as dioceses, os movimentos, toda a igreja, a celebrar novamente neste ano de 2022, neste ano especificamente no dia 24 de julho, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Hoje o Papa nos indicou qual vai ser o tema que deve mover esta celebração: “Dão fruto mesmo na velhice”, ou seja, os nossos avós, os nossos idosos, têm uma grande capacidade de serem fecundos mesmo quando já têm os anos avançados, ou seja, há uma riqueza de sabedoria na vida dos nossos avós dos nossos idosos.

Queremos então convidar as paróquias, as dioceses, as associações, os movimentos, todas as comunidades eclesiais, a se unirem nesse esforço conjunto de valorizar a presença dos idosos na nossa vida social e eclesial. Perceber que eles são as raízes da nossa fé, são as raízes da nossa história, e são capazes de dar frutos, apesar da idade avançada ou justamente por causa dessa idade avançada, porque têm uma experiência de vida que é muito valiosa para as novas gerações, especialmente para os mais jovens. Que possamos então durante este ano valorizar essa presença e celebrar os frutos maduros que vêm da vida dos nossos avós e de todas as pessoas idosas com as quais temos a honra e a alegria de conviver.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...