Igreja

Papa lamenta a morte de Dom Alexandre do Nascimento

Aos 99 anos, morre o único cardeal angolano, símbolo de fé e caridade, deixou um legado de serviço aos mais pobres e à Igreja

Escrito por Rhanna Felicio

01 OUT 2024 - 09H57 (Atualizada em 01 OUT 2024 - 12H27)

Vatican Media

Faleceu, no último sábado (28), aos 99 anos de idade, Dom Alexandre do Nascimento, o primeiro e único cardeal de Angola.

Nascido em 1 de março de 1925, em Malanje, ele teve uma trajetória marcada pelo amor à Igreja e à sua pátria, sempre promovendo a paz e a caridade. Sua vida foi dedicada ao serviço de Deus e dos mais necessitados, sendo reconhecido como um grande humanista e defensor dos direitos humanos. Ordenado padre em 1952, ele ocupou diversas funções importantes dentro da Igreja, incluindo a presidência da Caritas Internacional.

Dom Alexandre enfrentou momentos difíceis, como quando foi sequestrado em 1982 durante a guerra civil angolana, sendo libertado após um mês graças ao apelo do Papa João Paulo II. Em 1983, foi nomeado cardeal e continuou sua missão como arcebispo de Luanda, até sua aposentadoria em, 2001.

Vatican Media
Vatican Media

O Papa Francisco lamentou profundamente a morte do Cardeal, destacando sua coragem e dedicação ao bem comum. Em uma mensagem ao atual arcebispo de Luanda, o Papa lembrou que Dom Alexandre foi um exemplo do “rosto misericordioso de Jesus”, sempre guiando seu rebanho em tempos difíceis. O Papa também expressou gratidão pela vida de Dom Alexandre e pediu a Deus que o acolhesse em Sua misericórdia, assegurando suas orações por todos que sofrem com sua perda.

O Papa escreve: Tendo recebido com pesar a notícia da morte do venerado irmão Cardeal Alexandre do Nascimento, venho expressar a Vossa Excelência, bispos auxiliares, clero, comunidades religiosas e todos os fiéis dessa arquidiocese, bem como aos familiares e a quantos se entristecem em Angola com a partida de tão ilustre pastor, a comunhão da minha oração, para que a ninguém falte o conforto da ressurreição.

O Santo Padre também destaca a coragem e a fé inabalável do Cardeal Alexandre, que “fizeram dele um homem corajoso e livre, capaz de orientar os seus passos em prol do bem comum”, mencionando ainda seu trabalho junto à Cáritas Internacional em favor dos mais pobres.

O Papa conclui o telegrama agradecendo a Deus pelo que realizou através do cardeal, rogando que “envolva com a luz da misericórdia este seu fiel servo e lhe abra as portas da vida em plenitude”, e oferece sua bênção aos presentes.

A vida de Dom Alexandre do Nascimento é um testemunho de fé e serviço, deixando um legado de amor, caridade e compromisso com os mais necessitados, que continuará a inspirar muitos.

.:: Em outubro celebramos a Novena e Festa da Padroeira do Brasil.
Confira a programação completa aqui!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...