Igreja

Papa procura deixar Vaticano independente em energia sustentável

Em carta apostólica "Irmão Sol", Francisco se baseia na Laudato Si' para autonomia energética no Estado do Vaticano

Escrito por Redação A12

27 JUN 2024 - 15H35 (Atualizada em 27 JUN 2024 - 16H35)

S.Borisov/Shutterstock

O Pontífice comunicou através de uma carta apostólica em forma de motu proprio, ou seja, de sua própria iniciativa, intitulada “Irmão Sol”, para mostrar que o Vaticano planeja ter sua autonomia energética. “[Esta é] uma contribuição e uma resposta aos desafios colocados à humanidade e à nossa Casa Comum pelas mudanças climáticas”, diz o Papa.

Leia MaisSanta Sé mostra preocupação com mudanças climáticasMudanças climáticas afetam a vida no planetaEncontro no Vaticano debate metas climáticas mais ambiciosas Há nove anos, Papa Francisco, por meio da Encíclica Laudato si', afirmou a importância de cuidar da Casa Comum, pedindo, entre outras coisas, a redução das emissões de poluentes para o clima e o ambiente. Agora, este desejo se torna cada vez mais próxima da realidade.

O objetivo é tornar todo o Estado Vaticano independente em termos de abastecimento de energia por meio da construção de uma “central agrovoltaica”, um sistema que combina a produção de energia elétrica renovável com as necessidades dos terrenos agrícolas subjacentes. 

O Papa Francisco fez questão de reiterar a importância de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, estabelecendo a neutralidade climática como um objetivo importante.

Vatican Media
Vatican Media
Sistemas agrovoltaicos que poderão ser usados no Vaticano


O Santo Padre relembrou que, em 6 de julho de 2022, o observador permanente da Santa Sé em Nova York depositou na Secretaria Geral da ONU “o instrumento com o qual a Santa Sé, em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano, adere à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas”.

“Eu pretendia contribuir para os esforços de todos os Estados para oferecer, de acordo com suas respectivas responsabilidades e capacidades, uma resposta adequada aos desafios colocados à humanidade e à nossa Casa Comum pelas mudanças climáticas”, afirma o Papa.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...