A causa de beatificação de Marcelo Henrique Câmara, servo de Deus, teve um passo importante este ano. O Dicastério para as Causas dos Santos confirmou a validade jurídica do inquérito diocesano, submetido em abril de 2024. Este é o primeiro passo na fase romana do processo, como o A12 noticiou na época.
A fase diocesana, iniciada em 2020 pela Arquidiocese de Florianópolis, envolveu a coleta de documentos e depoimentos sobre a vida e virtudes de Marcelo. Com a aprovação dessa etapa pelo Vaticano, inicia-se a elaboração da positio, um relatório detalhado que apresentará sua biografia e testemunhos sobre suas virtudes teológicas e cardeais.
Após a aprovação da positio, comissões históricas e teológicas avaliarão o material. Com a concordância da maioria dos membros dessas comissões e de um congresso de bispos e cardeais, a causa será submetida ao Papa. A proclamação de Marcelo como venerável depende do reconhecimento de suas virtudes heroicas.
Após ser reconhecido como venerável, o próximo passo será a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão. Esse reconhecimento é essencial para que Marcelo seja declarado beato. Um segundo milagre será necessário para sua canonização, que o tornará santo venerado pela Igreja em todo o mundo.
Leia MaisServo de Deus Marcelo Câmara ganha Memorial em Florianópolis (SC)
Marcelo teve uma trajetória movida pela fé. Durante a faculdade de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou do Movimento de Emaús, onde viveu uma profunda conversão. Desde então, dedicou-se intensamente à vida paroquial, sendo ministro da Sagrada Comunhão, catequista e organizador de eventos litúrgicos.
Mesmo diagnosticado com leucemia em 2004, Marcelo seguiu trabalhando e servindo à Igreja. Sua última internação ocorreu em fevereiro de 2008, vindo a falecer em março do mesmo ano, um ano após sua nomeação como promotor de Justiça.
Fiéis podem rezar pela beatificação de Marcelo Henrique Câmara, pedindo sua intercessão:
"Ó Deus, chamastes Marcelo Câmara a viver a sua juventude no seguimento de Cristo, abraçando com fé e amor a Santa Cruz, especialmente através da enfermidade, vivida com alegria e paz cristã; infundindo sentido redentor ao trabalho profissional e a todas as atividades da sua vida; e realizando um profundo apostolado, principalmente com os jovens.
Fazei que eu saiba também santificar todas as atividades e circunstâncias da minha vida e atrair para o amor de Jesus Cristo todos aqueles com quem convivo e trabalho.
Dignai-vos glorificar o vosso servo Marcelo Câmara e concedei-me por sua intercessão o favor que vos peço (peça-se). Amém.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai."
:: Canonização: o que é e como acontece?
Fonte: ACI Digital
Por que a Igreja no Brasil vai abordar a Ecologia Integral neste ano?
Campanha da Fraternidade tem como foco um dos principais pontos da Encíclica Laudato Si, que faz 10 anos em 2025.
Quem perdoa é mais feliz?
Por que perdoar é essencial para o seu bem-estar emocional e espiritual? Compreenda os aspectos cristãos e psicológicos sobre o ato de perdoar.
Confira a agenda de Francisco para janeiro e início de fevereiro
Confira a agenda de Francisco para janeiro e início de fevereiro
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.