Em 11 de fevereiro de 2022, festa de Nossa Senhora de Lourdes, o papa Francisco convocou a realização de mais um Jubileu para a Igreja, a ser celebrado no ano de 2025. Além disso, escolheu também como lema “Peregrinos da Esperança”.
A partir de agora começará um intenso processo de preparação para que o Jubileu produza os seus frutos, como disse o Papa Francisco:
“Por conseguinte, que a dimensão espiritual do Jubileu, que convida à conversão, se combine com estes aspectos fundamentais da vida social, de modo a constituir uma unidade coerente”.
Leia MaisApp do Jubileu 2025 está disponível em portuguêsIgreja no Brasil se prepara para o Jubileu 2025Os jubileus podem ser ordinários como esse, pois a regra da Igreja determina que ele seja convocado a cada 25 anos.
Podem ser também extraordinários, como o que o próprio Papa Francisco convocou em 2015, com ênfase na Misericórdia, para o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. A convocação foi feita por meio da Bula Misericordiae Vultus.
Por que celebrar um jubileu e qual a sua origem é o que queremos recordar agora.
Origem e significado de um jubileu
“Santificareis o quinquagésimo ano, proclamando na vossa terra a liberdade de todos os que a habitam. Este ano será para vós Jubileu: cada um de vós voltará à sua propriedade e à sua família" (Lev 25,10)
A origem do jubileu é bíblica, como é possível verificar no livro do Levítico (25,1-17). O ano do jubileu se abria sempre com o toque de uma trombeta, chamada, em hebraico, de “jobel”, de onde deriva o nome jubileu. A legislação antiga previa que o ano do jubileu deveria ser celebrado a cada sete anos e nele acontecer a libertação dos escravos e a devolução das propriedades.
A nova legislação declarou santo o quinquagésimo ano, onde era proclamada a libertação para todos os moradores do país. Este seria o ano do júbilo, onde não se semeava. Esse seria um ano sagrado em que comeriam apenas daquilo que os campos produzissem por si próprios.
Leia MaisRedentoristas falam de encontro com o Papa na Rádio VaticanoCom o advento do cristianismo, o jubileu deixa de ser apenas a lembrança dos cinquenta anos de existência, mas também a celebração em memória de outros aspectos relatados nas Sagradas Escrituras, especialmente a celebração da encarnação e do nascimento de Jesus Cristo.
Hoje o jubileu é uma solenidade da Igreja Católica, realizada a cada 25 anos. Por motivos especiais, o Papa pode comemorar jubileus extraordinários, onde concede a remissão das penas temporais devidas pelos pecados mortais já perdoados na confissão e também outras indulgências.
:: Confira também este conteúdo em áudio, no podcast com o Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.