Igreja

Quinta-feira é dia de adoração ao Santíssimo. Saiba o porquê!

Escrito por Lais Silva

10 MAR 2022 - 11H01 (Atualizada em 06 JUN 2024 - 12H18)

Thiago Leon

É uma tradição da Igreja Católica reservar a quinta-feira para realizar a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Mas por que essa celebração acontece às quintas-feiras?

O Padre Diego Antonio da Silva, C.Ss.R., contou em entrevista ao Portal A12, os motivos da quinta-feira ser escolhida para a Adoração ao Santíssimo.

“A quinta-feira tradicionalmente nos recorda a centralidade da Eucaristia no mistério da salvação e está ligada à Quinta-Feira Santa, quando a Igreja faz a memória da instituição do Sacerdócio e da Sagrada Eucaristia, recordando a última ceia de Jesus. Quando Ele, reunido com seus apóstolos, reparte o pão e distribui também o vinho, e proclama: Isto é o meu Corpo, isto é meu Sangue, que são sinais de uma nova e eterna aliança, explicou.

Corpus Christi vem do latim e sua tradução significa “Corpo de Cristo”. Esta data acontece sempre 60 dias após a Páscoa, celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira, também lembrando a data da última Ceia realizada por Cristo. Leia MaisFrases sobre a importância da Adoração Eucarística de Santo AfonsoEntenda mais sobre a Adoração ao Santíssimo

“Então, todas as quintas-feiras, de modo muito especial, nós recordamos este momento da instituição da Sagrada Eucaristia, um memorial da presença perpétua, verdadeira e sacramental de Jesus na vida da Igreja e da comunidade”, contou.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2096, “A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso”. Por este motivo, é importante que todo cristão católico participe de momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

“Por isso, todos nós, todos os dias somos convidados à Adoração de Jesus Sacramentado, mas sobre tudo nas quintas-feiras, este dia tão especial e tão particular em que recordamos a centralidade do mistério eucarístico na vida da igreja”, ressaltou.

Na Eucaristia está Jesus Cristo, de Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Adorar a Deus não é somente um ato de amor, mas sim uma necessidade de aproximação de Deus.

“A Eucaristia é a presença real, é Jesus que se entrega por inteiro a nós. Seu Corpo, seu Sangue, sua Alma e Divindade. Estar com Jesus é estar na presença deste amigo que tanto nos ama, essa presença tão amorosa de Jesus na nossa vida. Por isso, é importante participar da Adoração. Assim como nós gostamos de estar com aquelas pessoas que nós amamos, do mesmo modo, nós gostamos e queremos estar na presença de Jesus, finalizou.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...