O relógio marcava 5h da manhã da primeira sexta-feira da Quaresma, dia 01 de março de 1889, e uma hóstia se transforma em sangue na boca de uma “beata”. Era Maria de Araújo.
Seria um milagre ou uma história de charlatões? Aquela pequena comunidade ainda praticamente rural em sua totalidade, se transforma com o acontecido, a notícia corre rapidamente por onde hoje é Juazeiro do Norte (CE), o Cariri cearense borbulha com a novidade que se repetiu por algumas vezes. O povo acreditava em milagre.
A partir daí se desenvolve um estudo, um processo canônico e pastoral em torno da pessoa e da missão do Padre Cícero Romão Batista, e a Igreja no Brasil e até o Papa Leão XIII não ficam ao seu lado e o suspendem de suas atividades. Porém, multidões continuavam a procurar o “Padim”, "Padim Pade Ciço".
Entre idas e vindas, a idade chega e Padre Cícero morre em 1934, suspenso nas suas ordens, impedido de exercer o seu ministério pastoral e sacerdotal.
Diante de todo o tempo, a história mostra que, mesmo assim, ele permaneceu sendo uma presença de Deus na acolhida daquele povo sofrido que habitava e ainda habita o interior do nordeste brasileiro, e em nenhum momento se voltou contra a Igreja.
A alma, os ensinamentos, a presença ainda é viva, mesmo após passados mais de 80 anos do seu falecimento.
Diante disso, foi estabelecida, tanto por Roma como também da Igreja local, uma reconciliação. Em 2015, o Santo Padre, Papa Francisco, escreve uma carta de reconciliação histórica por ocasião do Ano da Misericórdia.
.:: Assista ao documentário - Padre Cícero: Alma viva em Juazeiro
Para o reitor da Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, Padre Cícero José, questões históricas são sempre objeto de estudo, mas vale ressaltar feitos em que o Padre Cícero Romão se destacou.
- Foi um dos primeiros e maiores propagadores da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, não só no nordeste quanto no Brasil;
- Foi um dos primeiros a se preocupar com o cuidado com a natureza;
- Desenvolveu a pequena Vila do Tabuleiro Grande, onde hoje é a grande cidade de Juazeiro do Norte, um dos maiores centros de peregrinações populares do Brasil.
O reitor do Santuário diz: Nós queremos que, no futuro não muito distante, o padrinho também alcance a honra dos altares, porque santo ele já é no coração do nosso povo, daqueles que o conhecem e o experimentam um pouco.
Mas por que ele ainda não é santo?
O Padre explica que ainda não existe um processo de canonização, como conhecemos, no qual, primeiramente é aberto na diocese e depois encaminhado para causa dos Santos:
“Queremos que ao receber da Congregação para Doutrina da Fé, no Vaticano, um chamado de ‘Nada Consta’ em torno da pessoa e da missão do Padre Cícero Romão, aí sim, a diocese com o novo Bispo que estamos aguardando deem início. Mas o importante é conservar em nosso coração todos ensinamentos do Padre Cícero sobre experiência de vida, de permanência, de fidelidade. Isso sim é a santidade. Não estamos preocupados apenas em elevar ao altar, mas trazer em nosso coração o exemplo de alguém que em nenhum momento se preocupou com si mesmo".
.:: Veja mais - No vídeo abaixo, como Padre Cícero soube viver a santidade em meio ao povo
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.