Igreja

Província franciscana é a primeira no país a ter um Irmão como Ministro

Com a autorização do Dicastério para a Vida Consagrada, Frei Vicente Paulo do Nascimento foi eleito ministro provincial

Escrito por Alberto Andrade

22 OUT 2024 - 09H38 (Atualizada em 23 OUT 2024 - 14H59)

Franciscanos Amazônia

Desde 2022, o Papa estabeleceu que um instituto religioso ou de uma sociedade de vida apostólica poderá eleger um “membro não-clérigo”, que em muitas congregações são chamados de Irmãos, como superiores maiores.

E isso aconteceu pela primeira vez no último dia 17 de outubro, quando Frei Vicente Paulo do Nascimento, de 53 anos, foi eleito Ministro da Província Santa Cruz (MG).

Leia MaisSaiba como é ser um frade FranciscanoEle é o primeiro irmão consagrado da Ordem dos Frades Menores a assumir o serviço de Ministro Provincial no Brasil. Também é pioneiro na Conferência dos Frades Menores do Brasil e Cone Sul, que abrange a Argentina, o Chile e o Paraguai.

O frade obteve 33 votos entre os 60 religiosos votantes. Por se tratar de um religioso irmão, o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica confirmou a eleição no último dia 18 de outubro.

Província Santa Cruz
Província Santa Cruz


Em entrevista exclusiva ao A12, Frei Vicente contou da alegria em ser eleito Ministro da Província de Santa Cruz.

“Atualmente somos 90 religiosos, e 10% são irmãos. A minha chegada como ministro provincial, a eleição, é uma certa reparação histórica na nossa ordem. A minha alegria é representar um grupo que foi marginalizado na história da ordem e na vida religiosa masculina também. Na maioria dos grupos, os irmãos foram ficando quase que invisíveis. Essa é a alegria é poder colaborar, contribuir na Província Santa Cruz, sendo irmão. Na minha história da província, eu fui formador muitos anos, tanto para o Postulantado como no Juniorato, e ajudei na formação de candidatos ao Presbiterado. Então, a alegria é de poder colaborar, contribuir como irmão”.

O novo ministro provincial falou da responsabilidade em servir a todos, assim como Cristo fez.

“A referência para o irmão religioso é Jesus-irmão, aquele que serve. E na vida franciscana, é servir como frade menor, irmão menor, na minoridade e simplicidade franciscana. Eu quero ser um irmão, ministro provincial, um irmão que serve outros irmãos, os irmãos presbíteros, os leigos, todos aqueles que estão na fraternidade franciscana, viver a minoridade e a fraternidade”.

Província Santa Cruz
Província Santa Cruz


Perguntamos ao Frei o que motivou o Papa a determinar que, mesmo não sendo padre, o religioso pode se tornar administrador de um instituto.

“Na ordem franciscana, nos três ramos (Ordem dos Frades Menores, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e a Ordem dos Frades Menores Conventuais), nós já vimos de um processo de reflexão sobre a igualdade de direitos dos irmãos no serviço de governo, pois há anos já somos formadores e guardiães das casas das Fraternidades. Eu creio que o Papa Francisco deu um passo para a Igreja entender a vocação dos irmãos terem também essa participação de governo.

Até porque não estou chegando a ministro provincial assim, [não foi] de uma hora para outra que eu apareci, mas eu já tenho uma participação na minha província. Já fui quatro vezes conselheiro, fui formador por 15 anos e coordenei casas de acolhida da província.

Penso que, como frade menor na minha província, tenho que viver e testemunhar o Evangelho, como São Francisco nos convida. A regra e a vida dos frades é viver o Evangelho. Então, esse valor do ministério é viver esse chamado de Deus, uma resposta simples, humilde, e uma resposta que a gente vai dando cada dia, construindo relações mais humanas e fraternas”.

Atualmente, a Província Santa Cruz tem 14 fraternidades, sendo oito paróquias, espalhadas por 10 cidades entre Minas Gerais e o sul da Bahia, além de presenças em missões no exterior. Nesses locais, eles atuam na pastoral paroquial, educação, projetos de ação social e de formação de lideranças cristãs.

.:: Qual a diferença entre Irmão e Padre?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...