Na Bíblia podemos encontrar trechos sobre São José ao ler os Evangelhos que falam sobre a infância de Jesus, ou seja, em Mateus e Lucas.
Em cada um deles, os dois primeiros capítulos contam como Nosso Senhor veio ao mundo e como Ele viveu seus primeiros anos. Leia MaisSão José: Deus ajudou-o a escolher iluminando seu discernimentoVirtudes de São José como pai adotivo de Jesus
As seguintes passagens são onde você mais pode notar a figura de São José: Mt 1-2 e Lc 1-2.
Apesar disso, todos os quatro evangelistas mencionam que Jesus era “filho de José” ou “filho do carpinteiro” (Mt 13, 55; Mc 6, 3; Lc 4, 22; Jo 6, 42).
São José aparece na Bíblia pela primeira vez em Mt 1,16, que menciona o nome de seu pai — Jacó — e diz que José foi “esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo”.
Logo em seguida, o evangelista Mateus passa a contar os quatro sonhos de São José em: Mt 1,20; 2,13.19.22.
O Papa Francisco comentou esses sonhos em sua Mensagem para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações (25/04/2021), intitulada precisamente “São José: o sonho da vocação”.
Disse ele:
“Na realidade, os sonhos introduziram José em aventuras que nunca teria imaginado. O primeiro perturbou o seu noivado, mas tornou-o pai do Messias; o segundo fê-lo fugir para o Egito, mas salvou a vida da sua família.
Depois do terceiro, que ordenava o regresso à pátria, vem o quarto, que o levou a mudar os planos, fazendo-o seguir para Nazaré, onde Jesus havia de começar o anúncio do Reino de Deus.”
São José estava presente no nascimento de Jesus em Belém, na adoração dos pastores e dos Magos e na apresentação do Menino no templo. Depois, quando Jesus tinha 12 anos, José fez com Ele e Maria a peregrinação a Jerusalém, narrada em Lc 2, 41–50.
Por fim, a última notícia sobre São José é que Jesus era submisso a ele e a Maria (Lc 2, 51). Sempre silencioso, não foi guardada nenhuma palavra dele.
Para dizer brevemente quem foi São José, os Evangelhos usam um só qualificativo: “um homem justo” (Mt 1,19), alguém que possuía todas as virtudes: obediente a Deus, carinhoso com a família, valente na provação, exemplo de trabalhador.
Por ter sido o guarda da Sagrada Família, São José foi declarado pelo Papa Pio IX “Protetor da Igreja” há mais de 150 anos, fato que o Papa Francisco nos convidou a comemorar, quando determinou que 2021 fosse “o Ano de São José”.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.