Na Bíblia podemos encontrar trechos sobre São José ao ler os Evangelhos que falam sobre a infância de Jesus, ou seja, em Mateus e Lucas.
Em cada um deles, os dois primeiros capítulos contam como Nosso Senhor veio ao mundo e como Ele viveu seus primeiros anos. Leia MaisSão José: Deus ajudou-o a escolher iluminando seu discernimentoVirtudes de São José como pai adotivo de Jesus
As seguintes passagens são onde você mais pode notar a figura de São José: Mt 1-2 e Lc 1-2.
Apesar disso, todos os quatro evangelistas mencionam que Jesus era “filho de José” ou “filho do carpinteiro” (Mt 13, 55; Mc 6, 3; Lc 4, 22; Jo 6, 42).
São José aparece na Bíblia pela primeira vez em Mt 1,16, que menciona o nome de seu pai — Jacó — e diz que José foi “esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo”.
Logo em seguida, o evangelista Mateus passa a contar os quatro sonhos de São José em: Mt 1,20; 2,13.19.22.
O Papa Francisco comentou esses sonhos em sua Mensagem para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações (25/04/2021), intitulada precisamente “São José: o sonho da vocação”.
Disse ele:
“Na realidade, os sonhos introduziram José em aventuras que nunca teria imaginado. O primeiro perturbou o seu noivado, mas tornou-o pai do Messias; o segundo fê-lo fugir para o Egito, mas salvou a vida da sua família.
Depois do terceiro, que ordenava o regresso à pátria, vem o quarto, que o levou a mudar os planos, fazendo-o seguir para Nazaré, onde Jesus havia de começar o anúncio do Reino de Deus.”
São José estava presente no nascimento de Jesus em Belém, na adoração dos pastores e dos Magos e na apresentação do Menino no templo. Depois, quando Jesus tinha 12 anos, José fez com Ele e Maria a peregrinação a Jerusalém, narrada em Lc 2, 41–50.
Por fim, a última notícia sobre São José é que Jesus era submisso a ele e a Maria (Lc 2, 51). Sempre silencioso, não foi guardada nenhuma palavra dele.
Para dizer brevemente quem foi São José, os Evangelhos usam um só qualificativo: “um homem justo” (Mt 1,19), alguém que possuía todas as virtudes: obediente a Deus, carinhoso com a família, valente na provação, exemplo de trabalhador.
Por ter sido o guarda da Sagrada Família, São José foi declarado pelo Papa Pio IX “Protetor da Igreja” há mais de 150 anos, fato que o Papa Francisco nos convidou a comemorar, quando determinou que 2021 fosse “o Ano de São José”.
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.