A transmissão de fé está nos primórdios do Evangelho e nos fundamentos da Igreja. Educar na fé é ensinar a ter o desejo de Deus, instruir para a formação humana.
Leia MaisCNBB lança documento para instituir o Ministério do CatequistaDia do Catequista: um Ministério que propaga amor e féA Igreja tem se preocupado bastante com a necessidade da missão evangelizadora, principalmente das crianças e dos jovens, ela nos chama a refletir intensamente sobre os grandes desafios de educar humanamente, ensinar sobre Deus e sua lição de vida deixada por Cristo Jesus, do amor ao próximo e da responsabilidade de viver em sociedade de forma fraterna, aprendendo a serem tolerantes um com o outro.
A educação na fé tem o objetivo de promover o encontro pessoal do ser humano com Jesus.
E muitos de nós, até mesmo pelo que nossos pais e avós aprenderam, sempre ouvimos que além da nossa família, também temos nossa iniciação na fé católica indo para o "catecismo" ou para a "catequese" em nossa paróquia.
Durante muito tempo na história da Igreja, desde a Idade Média, era utilizado o termo "catecismo" se referindo a preparação de crianças, jovens e adultos para receberem os Sacramentos da Iniciação Cristã (Eucaristia e Crisma). Mas ambos os termos, nos dias de hoje, tem significados diferentes, mas se completam, pois justamente fazem parte do ensino da nossa fé.
A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo, que significa informar, instruir e ensinar. E a partir do Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, até pelas reformas e divisões que a Igreja estava sofrendo, foi necessário documentar as instruções em formato de perguntas e respostas para que os leigos pudessem obter o conhecimento de forma precisa e permanecessem firmes na sua fé, rebatendo a doutrina protestante. Desde essa época, o livro com esses conteúdos foi considerado como Catecismo, e a Igreja já apresentou aos fiéis diversas edições da publicação em sua história, como o Catecismo Romano e mais recentemente, o Catecismo da Igreja Católica.
Uma revolução acontece durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), quando a Igreja mais uma vez passa por um amadurecimento.
E no ensino da fé, além da Palavra de Deus e do Catecismo, também são incluídos escritos dos Santos da Igreja e também a psicologia e pedagogia como base do aprendizado. Então, é usado o termo "catequese" como este processo atualizado do ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico, assim irradiando uma ação apostólica.
E essa atualização não parou, tanto que em 2011, o Catecismo da Igreja Católica ganhou uma versão jovem, o YouCat, que foi desenvolvida por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível.
Sendo mais um auxilio para a catequese em todo o mundo, o Papa emérito Bento XVI, que escreveu o prefácio da obra, recusa a ideia de que os jovens não estão interessados no que a Igreja tem a dizer.
“Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso. Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida. Um romance policial é excitante porque nos insere no destino de outras pessoas, que também poderia ser o nosso. Este livro é cativante porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós. Assim vos convido: estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração”, disse o Santo Padre.
A importância do serviço do catequista
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.