Todo bispo se encarrega de uma catedral, não é verdade? O Papa, sendo um bispo, também deve se encarregar de uma. Se você tivesse que dizer rapidamente qual é a catedral do Papa, qual você diria?
Leia MaisQual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?Certamente muita gente pensa que a Basílica de São Pedro é a catedral de Roma. E ela realmente faz parte do grupo de igrejas chamadas de Basílicas Papais, junto com Santa Maria Maior, São Paulo Fora dos Muros e São João de Latrão.
Esta última é a basílica mais antiga de Roma e a catedral da cidade, ou seja, a catedral do Papa.
Ela é chamada de “Omnium urbis et orbis Ecclesiarum Mater et Caput”, que quer dizer "Igreja mãe e cabeça de todo o mundo". Antes de dar espaço a uma basílica, o local era ocupado pela família Laterano. Eles tinham um palácio, que mais tarde foi ampliado para se tornar a primeira Igreja de Roma, sua catedral. Isso aconteceu durante o pontificado de São Silvestre I, em 9 de novembro de 324. Nessa primeira etapa, ela ficou conhecida como a “Basílica Dourada” pela quantidade de doações que chegavam e que a possibilitaram sua imensa beleza. Ela foi saqueada e restaurada algumas vezes, mas até o pontificado de Clemente V (1309), todos os papas tiveram nesse local sua residência.
Aconteceu que o papado saiu de Roma por um tempo. Foi uma época dura para a Igreja, na qual, por diversos motivos, o Papa estava na França. Foi o Papa Gregório XI que retornou a Roma, com a intercessão forte de Santa Catarina de Siena. Mas ao voltar para a cidade eterna, a Basílica de São João de Latrão estava muito descuidada e não estava apta para ser a residência papal.
Nesse tempo se construiu o Palácio Vaticano ao lado da Basílica de São Pedro, que já existia há muito tempo no Vaticano. Enquanto o palácio estava sendo construído, os papas residiram em Santa Maria in Trastevere e em Santa Maria Maggiore.
O nome da Basílica é curiosamente longo. Ela se chama Catedral do Santíssimo Salvador e de São João Batista e São João Evangelista. Foi apenas no Século X que o Papa Sergius III adicionou o nome de São João Batista. No século XII, outro papa, Lucius II, adicionou o nome do evangelista.
Depois de adicionados os dois santos, ergueu-se um monastério dedicado justamente a esses dois santos. Esse monastério abrigou alguns beneditinos, que estavam encarregados dos serviços da Igreja.
A última grande reforma feita na Basílica se realizou no pontificado do Papa Clemente XII (1730-1740). O Santo Padre fez uma competição artística para o design de uma nova fachada. Alessandro Galilei foi quem realizou a obra, em 1735. Atualmente, a Igreja impressiona por seu interior amplo e pelas estátuas em mármore dos apóstolos ao longo da nave principal.
.:: Se você quiser dar uma olhada na Igreja, basta acessar "aqui" o link que proporciona uma visita virtual com imagens em alta resolução. Vale a pena conhecer a primeira Igreja de Roma, a catedral do Papa::.
Conheça a Catedral da Sé em São Paulo
Falece Dom Azcona, que marcou história na defesa dos direitos humanos
Faleceu Dom José Luís Azcona, bispo emérito do Marajó, aos 84 anos. Líder na luta contra o tráfico humano e abuso infantil, deixa um grande legado.
Educar para comunicar
Educar para comunicar é o chamado da Igreja para um estilo de vida que une fé, amor e transformação social na missão evangelizadora.
A realidade afro no Brasil pela devoção mariana
No país cuja Padroeira foi manifestada com “cor”, os cativos encontraram na figura da Virgem maternal uma referência para suas próprias dores e a assumiram como sua.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.