Igreja

Qual o valor da família para Deus?

Vocação familiar é um dom de Deus, onde cada pessoa aprende a dar e receber amor

Escrito por Lais Silva

15 AGO 2022 - 13H35 (Atualizada em 21 OUT 2024 - 15H29)

Shutterstock

A Igreja valoriza a família porque esse é um dom criado por Deus, sendo uma responsabilidade humana e uma realidade eclesial e social fundamental na convivência diária.

Santo Agostinho, bispo de Hipona, nos séculos IV e V, afirmou que os pais exercem uma função eclesial e sacerdotal junto da família.Leia MaisIlumine sua família aos olhos de Deus com preces e mensagensConsagre sua família à Nossa Senhora Aparecida

“Estes são todos servidores de Cristo, cada um segundo as suas possibilidades, vivendo no bem, fazendo esmolas, anunciando o nome do Senhor”.

O mês de agosto sempre traz reflexões sobre as vocações. A Igreja considera todas elas importantes, porque são os chamados de Deus para a vida das pessoas. A vocação familiar ou matrimonial é a segunda vocação que a Igreja reflete durante o mês de agosto e é a vocação da maioria dos cristãos, que formam uma família e escolhem educá-la seguindo o Evangelho.

Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá, afirma que a Igreja sabe da importância de todas as famílias, de modo que a pastoral familiar ajuda muito na resolução e no encaminhamento das diversidades de famílias.

A situação familiar exige toda atenção por parte da comunidade eclesial, porque se de um lado muitas famílias vivem a unidade, a indissolubilidade no matrimônio, existem outras famílias, enfrentando dificuldades de relacionamento, de separações, de casais de segunda união, e outras formas de famílias. É preciso rezar pelas famílias para que vivam na paz, no amor”.

CNBB
CNBB


Os papas ressaltam a importância da família. O
 Papa João Paulo II disse “que a Igreja iluminada pela fé, coloca como bens preciosos o matrimônio e a família, de modo que anuncia para eles o Evangelho, a Boa Nova para todos aqueles que são chamados ao matrimônio, bem como aos esposos e aos pais do mundo”.

Papa Francisco, afirmou que o consentimento e a união do homem e da mulher, são os instrumentos da ação divina, tornando-os uma só carne e respondendo à vocação que vem de Deus.

A família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus”.

Neste vídeo do A12, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida reflete como a família é sagrada


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...