Igreja

Quinta-Santa: As lições que Jesus deixou com a Última Ceia

Jesus na Última Ceia instituiu o sacramento da Eucaristia e o da Ordem: “façam isto em memória de mim”

Escrito por Lais Silva

14 ABR 2022 - 07H00 (Atualizada em 14 ABR 2022 - 08H28)

Thiago Leon

A Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, onde somos convidados a viver de maneira mais intensa os momentos importantes da vida de Jesus, até a sua Ressurreição. O Padre Lucas Emanuel traz a reflexão sobre esse período:

Neste dia a Igreja celebra dois sacramentos que foram instituídos pelas palavras de Jesus na Última Ceia, o sacramento da Eucaristia e o da Ordem.

“A missa do lava-pés é um momento importante dentro desse ciclo que estamos vivendo da Semana Santa. Nós vemos Jesus reunir seus discípulos para fazer a última Ceia com eles e com isso Ele institui o Sacerdócio e a Eucaristia. Jesus está se dando a nós como alimento, então nós precisamos perceber o quanto a Eucaristia é sinal desse amor de Deus por nós”.

A Eucaristia é o momento em que os fiéis recebem e consomem a hóstia consagrada. Já o Sacerdócio é o que hoje temos por Sacramento da Ordem, o momento em que Jesus prepara os apóstolos para a Eucaristia e para seguir uma missão: “Façam isto em memória de mim”.

O Tríduo Pascal relembra os três momentos mais importantes da Páscoa: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

“Não bastou que nascesse, que viesse ficar conosco, que sofresse por nós, que morresse e ressuscitasse. Ele quis permanecer entre nós e a Eucaristia é um sinal dessa permanência de Cristo conosco”.

Padre Lucas lembra também da lição de humildade que Jesus nos deixa com o ato de lavar os pés de seus apóstolos:

Leia MaisQuinta-Santa: As lições que Jesus deixou com a Última CeiaQuarta Santa: O que tem nos atrapalhado na busca pelo amor de Deus?Terça Santa: O que se aprende com a traição de Judas e a negação de Pedro?“Nesta celebração nós aprendemos a humildade. O Senhor lava os pés dos seus discípulos para nos dar o exemplo; e institui o mandamento do amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, nisto vocês serão conhecidos como meus discípulos”.

Finalizando a reflexão, o Padre ressalta a importância de demonstrar o amor ao próximo, sem ter vergonha disso:

Não tenha vergonha de anunciar o que há de melhor em você. De distribuir o melhor de si para os outros, a sua alegria pode contagiar, o seu abraço pode acolher, as suas mãos podem acariciar. Você pode ser instrumento desse amor de Deus pra alguém”.

Assista a Reflexão sobre a Quinta-feira Santa:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...