Igreja

Frei Raniero Cantalamessa: saiba quem é o cardeal

Escrito por Redação A12

07 DEZ 2020 - 09H51 (Atualizada em 11 NOV 2024 - 12H22)

Reprodução/ Diocese de Rieti

No Vaticano, existe a figura do Pregador da Casa Pontifícia, um religioso que é o único clérigo autorizado a pregar ao Papa. 

Essa pessoa, desde 1980, foi o Frei Raniero Cantalamessa, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que terminou o seu mandato no último sábado (09). 

Agora o Padre Pasolini, Frade capuchinho, biblista e professor, assumiu esta função.

Em 2020, o Santo Padre nomeou Raniero Cantalamessa como cardeal, ele que é um religioso admirado por muitos, justamente pela função de pregador do Papa.

Destacamos quatro tópicos para você conhecer melhor o perfil deste homem discreto, mas de uma espiritualidade profunda, que traz admiração até mesmo por líderes de outras religiões.

1. Quem é?

Raniero Cantalamessa é um teólogo italiano e Cardeal da Igreja Católica, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, foi pregador para a Casa Papal desde 1980.

2. O que faz?

Fazia reflexões ao Papa e outros oficiais de alto escalão todas as sextas-feiras, durante a Quaresma e o Advento. Era a única pessoa autorizada a pregar para o próprio Papa.

3. Sobre ser Cardeal

De acordo com a Vatican News, Cantalamessa vê a nomeação como um reconhecimento:

“Vejo como um reconhecimento da importância da Palavra de Deus, mais do que de minha própria pessoa, vez que meu serviço à Igreja tem sido — e, por expresso desejo do Santo Padre, continuará sendo — quase apenas o de proclamar a Palavra, a partir da Casa Pontifícia”, disse o Frei, criado cardeal em 28 de novembro de 2020.

Leia MaisUm Big Bang de Amor por você!

Naquela ocasião, Cantalamessa também observou:

É dispensável dizer que foi uma surpresa, porque se sabe que este é o modo do Papa Francisco de fazer os cardeais”.

4. Não quis ser bispo

Em entrevista ao site de sua diocese (Rieti), pediu ao Papa Francisco para não ser ordenado bispo, como é comum acontecer. O frei capuchinho afirma querer ser enterrado com o hábito de sua ordem.

“Na minha idade, há muito pouco que eu pudesse fazer como 'pastor'; por outro lado, o que poderia fazer como 'pescador', posso continuar a fazer, anunciando a palavra de Deus”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...