No Vaticano, existe a figura do Pregador da Casa Pontifícia, um religioso que é o único clérigo autorizado a pregar ao Papa.
Essa pessoa, desde 1980, foi o Frei Raniero Cantalamessa, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que terminou o seu mandato no último sábado (09).
Agora o Padre Pasolini, Frade capuchinho, biblista e professor, assumiu esta função.
Em 2020, o Santo Padre nomeou Raniero Cantalamessa como cardeal, ele que é um religioso admirado por muitos, justamente pela função de pregador do Papa.
Destacamos quatro tópicos para você conhecer melhor o perfil deste homem discreto, mas de uma espiritualidade profunda, que traz admiração até mesmo por líderes de outras religiões.
Raniero Cantalamessa é um teólogo italiano e Cardeal da Igreja Católica, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, foi pregador para a Casa Papal desde 1980.
Fazia reflexões ao Papa e outros oficiais de alto escalão todas as sextas-feiras, durante a Quaresma e o Advento. Era a única pessoa autorizada a pregar para o próprio Papa.
De acordo com a Vatican News, Cantalamessa vê a nomeação como um reconhecimento:
“Vejo como um reconhecimento da importância da Palavra de Deus, mais do que de minha própria pessoa, vez que meu serviço à Igreja tem sido — e, por expresso desejo do Santo Padre, continuará sendo — quase apenas o de proclamar a Palavra, a partir da Casa Pontifícia”, disse o Frei, criado cardeal em 28 de novembro de 2020.
Naquela ocasião, Cantalamessa também observou:
“É dispensável dizer que foi uma surpresa, porque se sabe que este é o modo do Papa Francisco de fazer os cardeais”.
Em entrevista ao site de sua diocese (Rieti), pediu ao Papa Francisco para não ser ordenado bispo, como é comum acontecer. O frei capuchinho afirma querer ser enterrado com o hábito de sua ordem.
“Na minha idade, há muito pouco que eu pudesse fazer como 'pastor'; por outro lado, o que poderia fazer como 'pescador', posso continuar a fazer, anunciando a palavra de Deus”, disse.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.