Igreja

Religiosos na Era Moderna

Escrito por Redação A12

20 AGO 2020 - 13H57 (Atualizada em 14 DEZ 2022 - 11H34)

O final do século XV já demonstrava que o mundo havia mudado bastante. A invenção da imprensa por Gutemberg e as descobertas de novas terras ampliaram não apenas os horizontes físicos, mas também a concepção de um mundo novo e da própria vida.

Não era mais a Idade Média. Estas transformações garantiram que as ideias entrassem em combustão em diversas regiões. E a vida religiosa não ficou de fora das ações.

Já nesta nova era, no século XVI, nasceu com grande força a Companhia de Jesus, tendo seus componentes conhecidos como Jesuítas, fundados por Santo Inácio de Loyola. Tereza de Jesus e João da Cruz empreenderam uma importante reforma nas irmãs e frades Carmelitas.

Principalmente o século XVII deu origem a novas ordens e congregações. Estes novos grupos de comunidades religiosas surgiram como necessidade social e também como uma resposta da Igreja diante do avanço protestante.

Neste período, vêm à luz os Vicentinos e as Filhas da Caridade, assim como também a Ordem da Visitação e os Camilianos, só para citar alguns dos novos grupos religiosos que, na sua grande maioria, vêm responder à crescente necessidade da assistência aos enfermos. Daí se desenvolveu um aparato impressionante no campo da saúde e da medicina.

Também aqui surge a necessidade básica para com os mais pobres, lhes oferecendo o básico como comida, remédio e o mais importante, o conforto espiritual

Leia MaisNovas ordens religiosas: cruzados e mendicantesNo século XVIII, grupos de homens e mulheres consagrados se dedicaram ao trabalho da educação, como os Lassalistas e os Oblatos de Maria Imaculada. Mas esta não foi uma atividade exclusiva.

Os Redentoristas nasceram para a formação religiosa e moral do povo. Deles temos as Santas Missões, animando a comunidade dos fiéis.

O século seguinte, o XIX, depois de tempos conturbados após grandes perseguições religiosas em diversos países, motivados pelos ideais da Revolução Francesa, deram origem ou ajudaram a ressurgir grupos de religiosos e religiosas.

Monges, frades e freiras que haviam sido expulsos da França e de outros países, tendo seus mosteiros e conventos confiscados pelo Estado, aos poucos retornam a parte de suas propriedades, e também novas congregações vão surgindo, como uma forma de refundar os antigos grupos ou renovar a vida da Igreja.

Nesta época, foram destaque os Irmãos Maristas e os Salesianos de Dom Bosco, ambos preocupados com a educação da juventude, tendo o emblema mariano para lhes ajudar.


.:: A vida do religioso ao longo da história

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...