Igreja

Renúncia de Dom Esmeraldo: Papa Francisco nomeia novo bispo de Araçuaí (MG)

Mudanças na Diocese

Escrito por A12

30 ABR 2024 - 16H14 (Atualizada em 30 ABR 2024 - 16H41)

Diocese de Uberaba

Nesta terça-feira, 30 de abril, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da Diocese de Araçuaí, no estado de Minas Gerais.

Em seu lugar, foi nomeado o Padre Geraldo dos Reis Maia, que atualmente exerce a função de reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba (MG) e já foi reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao novo bispo e agradecimentos ao agora bispo emérito de Araçuaí:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.”

BIOGRAFIA DO NOVO BISPO

Padre Geraldo dos Reis Maia, nascido em 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, em Delfinópolis (MG), é uma figura de destaque na vida eclesiástica brasileira.

Sua trajetória como líder religioso teve início na diocese de Uberaba (MG), onde recebeu as ordens sagradas: diaconato em 6 de agosto de 1988 e presbiterado em 8 de dezembro do mesmo ano, sob a tutela de dom Benedito de Ulhoa Vieira.

Sua busca por conhecimento e aprofundamento teológico o levou a conquistar um doutorado em Teologia pela renomada Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, além de um mestrado pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte.

Atualmente, padre Geraldo desempenha múltiplos papéis na arquidiocese de Uberaba, ocupando cargos de grande relevância, como administrador paroquial da igreja de São José, no bairro Tutunas, em Uberaba. Além disso, é diretor do Curso Propedêutico e membro ativo dos Conselhos de Formadores e de Presbíteros, bem como do Colégio de Consultores.

Sua dedicação também se estende ao assessoramento do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas, assim como da Escola de Fé e Cidadania. A ampla gama de responsabilidades assumidas por padre Geraldo demonstra não apenas sua profunda devoção religiosa, mas também seu compromisso com a comunidade e sua constante busca pela promoção da fé e cidadania.

Rezemos para a Padroeira de Araçuaí (MG) Nossa Senhora da Lapa para, a nova missão de Padre Geraldo dos Reis!

.:: Como os novos bispos vivem sua primeira Assembleia Geral?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Igreja

Renúncia de Dom Esmeraldo: Papa Francisco nomeia novo bispo de Araçuaí (MG)

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...