Igreja

Sua fé faz a diferença: reze a Novena pelo Sínodo

Escrito por Letícia Dias

24 SET 2024 - 16H07 (Atualizada em 02 OUT 2024 - 10H14)

Marco Iacobucci Epp/ shutterstock

Como Igreja, estamos prestes a viver a última etapa do Sínodo, que será realizado em outubro, na cidade de Roma. Leia MaisVigília com Papa Francisco e fóruns abertos são novidades no SínodoEm outubro Papa participa de Sínodo e canonizações

Esta será a continuação do momento iniciado em outubro de 2021, onde há diversas etapas de discernimento e discussão em vários níveis da Igreja. 

A primeira sessão sobre sinodalidade, por exemplo, ocorreu no Vaticano, em outubro do ano passado. O sínodo é um momento histórico para nós católicos, ele tem como base a oração e o discernimento, uma proposta do Papa Francisco.

Por isso, para nos unirmos em oração pelo futuro da Igreja, preparamos uma novena on-line que você pode acompanhar aqui no A12 durante os próximos dias, que envolverá temas que refletem os valores centrais do Sínodo: comunhão, participação e missão.

Como participar:

Os conteúdos diários ficarão disponíveis aqui para que você possa rezar.

Dia 1: Caminhar em Comunhão

Reflexão:

A sinodalidade é um convite para caminharmos juntos e reconhecermos que somos povo de Deus em constante peregrinação. A comunhão é o fundamento desse processo, pois nos recorda que como irmãos e irmãs na fé, somos chamados a ouvir mutualmente e pedir ao Espírito Santo, que guia nossa caminhada.

Oração:

Senhor Jesus, pedimos que nos ajudes a viver em comunhão, respeitando e acolhendo a diversidade em nossas comunidades. Que o Espírito Santo ilumine nossos corações para caminharmos unidos em amor e serviço. Amém.

Dia 2: Participação dos Fiéis

Reflexão:

A participação dos leigos, em suas comunidades, é uma característica fundamental da sinodalidade. No entanto, cada um, seja leigo, religioso ou clérigo, possui um papel importante. O chamado é para que todos participem com liberdade e responsabilidade.

Oração:

Deus de misericórdia, ajuda-nos a reconhecer o valor de cada pessoa em nossa comunidade. Que possamos escutar com humildade e participar ativamente da construção de uma Igreja que reflete a Tua vontade. Amém.

Dia 3: Missão da Igreja

Reflexão:

Ser Igreja sinodal é ser Igreja missionária, enviada ao mundo para proclamar o Santo Evangelho. A missão brota da comunhão e da participação e impulsa cada um de nós a sairmos de nós mesmos e a levar o amor de Cristo a todos, de modo especial aos marginalizados e excluídos.

Oração:

Senhor, renova em nós o espírito missionário. Dá-nos coragem para ir ao encontro dos necessitados, levando a Tua palavra e o Teu amor a todos os cantos desse mundo. Amém.

Dia 4: Escuta atenta

Reflexão:

A escuta é uma das bases da sinodalidade. Escutar a voz de Deus, que fala por meio de Sua Palavra, da Tradição e dos sinais dos tempos, assim como escutar uns aos outros, é essencial para discernir o caminho que devemos seguir como Igreja.

Oração:

Espírito Santo, abra os nossos ouvidos para que possamos escutar a Tua voz e a voz de nossos irmãos e irmãs. Que sejamos atentos às necessidades do mundo e saibamos responder com generosidade ao nosso chamado. Amém.

Dia 5: Discernimento em comunidade

Reflexão:

A sinodalidade requer um discernimento que não é individual, mas comunitário. Por meio da oração e da escuta, a Igreja é chamada a discernir a vontade de Deus para o tempo e contexto presentes, em unidade e comunhão.

Oração:

Senhor, guiai o discernimento comunitário. Que possamos buscar sempre como Igreja buscar Tua vontade, com coração aberto e dispostos a seguir o caminho que preparastes para nós. Amém.

Dia 6: A Inclusão dos Marginalizados

Reflexão:

O processo sinodal nos desafia a incluir aqueles que estão à margem da sociedade e da Igreja. Portanto, é um caminho de inclusão, onde todos, de modo particular os mais vulneráveis, precisam ter lugar nas decisões e nos caminhos traçados peça Igreja.

Oração:

Deus de compaixão, dá-nos um coração aberto para acolher a todos, sem exceção. Que possamos ser uma Igreja inclusiva, que reflete o Teu amor por todos, especialmente pelos excluídos e sofredores. Amém.

Dia 7: Conversão Pastoral

Reflexão:

A sinodalidade convida cada um de nós a uma conversão pastoral, para que a Igreja esteja mais próxima das realidades dos fiéis. É um convite para transformar estruturas e práticas que não favorecem a comunhão e a missão, para sermos uma “Igreja em saída”.

Oração:

Senhor, concede-nos a graça de uma conversão pastoral verdadeira. Que nossas atitudes, palavras e ações reflitam o Teu amor e a Tua misericórdia, e que sejamos um reflexo da Tua presença no mundo. Amém.

Dia 8: Papel dos Leigos

Reflexão:

Os leigos têm um papel no processo sinodal. Como membros do Povo de Deus, somos chamados a contribuir de forma ativa para a missão da Igreja, trazendo suas experiências e carismas para o discernimento eclesial.

Oração:

Deus Pai, fortalece os leigos em sua missão na Igreja. Que eles sejam sinais vivos de Tua presença no mundo, e que seus dons possam frutificar para o bem de toda a comunidade eclesial. Amém.

Dia 9: Igreja Sinodal

Reflexão:

A Igreja sinodal é aquela que sempre se renova, aberta ao diálogo, à escuta, e comprometida com a missão de ser sinal de esperança para o mundo. É uma Igreja que caminha unida, com o olhar fixo em Cristo, o Bom Pastor.

Oração:

Senhor Jesus, que nos guiaste pelo caminho da sinodalidade, faz de nós uma Igreja que escuta, discerne e se compromete com a missão de levar o Teu amor ao mundo. Que sejamos, como Tu, pastores que cuidam de cada ovelha com carinho e atenção. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...