Por Polyana Gonzaga Em Igreja

Riquezas do Concílio Vaticano II

Ao celebrar os 50 anos da sessão inaugural do 21º Concílio Ecumênico Vaticano II, a Igreja recorda a importância do evento eclesial que transcorreu na presença de 2.448 padres conciliares de todos os continentes com direito a voz e voto.

De acordo com o Prof. Dr. Fernando Altemeyer Júnior, mestre em Teologia pela Universidade de Lovaina, na Bélgica e doutor em Ciências Sociais pela PUC – SP, apenas o Brasil enviou de 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1965, um total de 243 bispos e prelados para participar das quatro sessões conciliares, acrescidos do trabalho de nove peritos entre teólogos, biblistas, liturgistas, comunicadores e canonistas.

Com 16 documentos publicados, o Concílio Vaticano II abriu caminho para a Igreja cumprir melhor sua missão nos tempos de hoje. Assim definiu o bispo de Jales (SP), Dom Demétrio Valentini.

“Uma das tarefas da celebração do jubileu é tomarmos consciência do quanto o concílio foi benéfico para a vida da Igreja, e de quanto ele abriu caminho para a Igreja cumprir melhor sua missão nos tempos de hoje”, afirmou Dom Demétrio.

Para o bispo de Jales, os frutos mais evidentes do Concílio são percebidas na liturgia, para que fossem implementadas progressivamente, superando resistências e possibilitando uma maior participação de todos, como membros da assembleia litúrgica.

O teólogo e filósofo, padre João Batista Libânio, afirma que a riqueza do Concílio necessita de tempo para ser assimilada. Nesse sentido, o sacerdote jesuíta considera três documentos fundamentais e dos quais brotam as maiores intuições: Dei Verbum, Lumen gentium e Gaudium et spes.

“A Dei Verbum estabelece o Primado absoluto da Palavra de Deus. Dado de enorme ressonância ecumênica. Superou-se a falsa ideia de que para a Igreja católica a doutrina e os ensinamentos do magistério ocupavam o lugar central. O Concílio afirma a submissão do Magistério à Palavra de Deus”, destacou padre João Batista Libânio.

Padre João Batista Libânio destaca que ‘A Lumen gentium’ relança de maneira brilhante e inovadora a concepção de Igreja: Povo de Deus. “Rompe com o forte acento hierárquico e clerical da era piana. Antes da distinção entre fiel e hierarquia, está o Povo de Deus no qual todos se igualam pelo batismo. Salienta que a hierarquia existe como serviço ao Povo de Deus”, acrescentou.

O teólogo explica que na maneira de pensar o serviço hierárquico, o Concílio valoriza a colegialidade em tensão com a concentração no Primado romano e amplia a compreensão de santidade, antes pensada quase como privilégio da vida consagrada.

Para Padre João Batista Libânio, ‘A Gaudium et Spes’ significa a maior novidade na história dos Concílios, tratando diretamente da relação da Igreja com o mundo moderno. “Afasta-se da concepção negativa de mundo que alimentou a espiritualidade da fuga mundi – fuga do mundo. Valoriza as realidades terrestres. O fiel cristão se vê provocado a assumir a vocação laical no mundo e nele anunciar o Reino de Deus que já se faz presente agora e se consumará além da história”, acrescentou.

 

Frutos do Concílio

O Concílio Ecumênico Vaticano II foi um marco para toda a Igreja, momento em que se possibilitou um melhor diálogo entre todas as Igrejas e também uma maior consciência da vida missionário, com uma Igreja em estado permanente de missão.

Apesar de muitas resistências, o Concílio Vaticano II deixou algumas marcas na Igreja:

  1. Maior contato com a Sagrada Escritura, na teologia, na liturgia, na piedade, na vida geral dos fiéis;
  2. Liturgia mais próxima da vida, pelo uso do vernáculo, pela simplificação, pelo maior conhecimento por parte dos fiéis e do clero;
  3. Maior proximidade entre clero e leigos;
  4. Maior participação dos leigos nos compromissos pastorais e de direção;
  5. Maior abertura para problemas, anseios, responsabilidades e direitos da sociedade civil em seus diversos setores;

Nos dias de hoje a leitura da bíblia pertence à vida do fiel, aproximamo-nos do melhor do protestantismo. “Ao descer até o povo, o estudo e a meditação da Escritura foram alimentados nos círculos bíblicos.

Com o Concílio, a participação do leigo cresceu na vida interna eclesial. Aí estão reflexos positivos do espírito colegial que se inicia entre o Papa e os irmãos no episcopado, depois do clero com o bispo para encontrar na presença maior do leigo momento de enorme riqueza”, afirmou Padre João Batista Libânio.

 

Espírito ecumênico

Depois de longos séculos de dificuldade com as Igrejas evangélicas e outras religiões, nasce espírito ecumênico e de diálogo inter-religioso nas pegadas conciliares.

“Finalmente, a Igreja, como Povo de Deus, sente a vocação de fermentar o mundo com sua presença em verdadeira missão evangelizador’, finaliza Libânio.

 

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