Igreja

Padres Cientistas: Ruder Bascovich fez grandes descobertas

Escrito por Redação A12

01 FEV 2016 - 08H00 (Atualizada em 13 DEZ 2023 - 14H15)

Ruder Josip Bošković (em latim, Rogerio Josepho Boscovich) nasceu em Ragusa, atual Dubrovnik, na Croácia, em Maio de 1711. Boscovich entrou no noviciado jesuíta em 1731, tornou-se um estudioso e um padre jesuíta em Roma, lá estudou matemática e física; em 1740 foi nomeado professor de matemática na faculdade. Leia MaisVocê sabia que havia 3 padres a bordo do Titanic?Padres mortos por nazistas na II Guerra Mundial são beatificados

Bascovich é famosos por sua teoria atômica que foi claramente elaborada em um sistema precisamente formulado utilizando princípios de newtonianos.

Este trabalho inspirou Michael Faraday para desenvolver suas teorias sobre campo eletromagnético ao eletromagnetismo, e de acordo com Lancelot Lei Whyte — também foi a base do esforço de Albert Einstein para criar uma teoria do campo unificado.

Na sua principal obra, intitulada Teoria da Filosofia Natural, publicada em Viena em 1758, apresentou a sua própria teoria atômica da matéria e a sua teoria de forças. Nesta obra desenvolveu o conceito de átomo como um centro de forças de tipo pontual.

Em 1742, Ruder foi consultado, com outros homens de ciência, pelo Papa Bento XIV, pois uma rachadura teria sido descoberta na cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma. O cientista sugeriu a melhor forma de assegurar a estabilidade da cúpula, colocando cinco bandas de ferro concêntrico, assim ele salvou a Cúpula da Basílica de São Pedro de ruir.

Boscovich também fez grandes contribuições para a astronomia, incluindo o procedimento geométrico para calcular a órbita dos planetas com base em apenas três observações das suas posições.

Os seus contributos na área da astronomia valeram-lhe a atribuição do seu nome a uma das crateras da Lua. O seu nome foi também atribuído a diversas instituições, entre elas ao maior instituto de ciências naturais e tecnologia de Zagreb, o Instituto Boskovic.

Outro reconhecimento desse cientista foi a impressão de sua imagem em notas do dinar croata, emitidas pelo Banco da Crócia entre os anos de 1991 a 1994.

Boscovich era um padre católico romano, e em expressar seus pontos de vista religiosos foi simples. Em seu livro mais famoso Uma Teoria da Filosofia Natural (1758), ele diz:

“Em relação à natureza do Divino Criador, minha teoria é extremamente esclarecedora, e o resultado disto é uma necessidade para reconhecê-lo sonhos vãos. Portanto, daqueles que acreditam que o mundo foi criado por acidente, ou que poderia ser construído como uma necessidade fatal, ou que ele estava lá para a eternidade alinhando-se ao longo de suas próprias leis necessárias são completamente eliminados”.

Em 1744 ele foi ordenado sacerdote católico romano. Morreu em Milão 1787, sendo sepultado na igreja de St. Maria Podone.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...