Igreja

Conheça o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento (SC)

Templo dedicado à primeira santa do Brasil possui arquitetura de rara beleza, um lugar especial para um encontro com Deus

Escrito por Luciana Gianesini

04 JAN 2019 - 08H00 (Atualizada em 07 JUL 2023 - 15H03)

Santuário de Santa Paulina - Nova Trento

Para quem procura uma opção de passeio cultural e religioso em Santa Catarina, o Santuário de Santa Paulina está de portas abertas.

Situado na cidade de Nova Trento, a menos de 100 km da capital catarinense, o templo dedicado à primeira santa do Brasil possui arquitetura de rara beleza, sendo um lugar especial para um encontro consigo mesmo e com Deus.

Em todo o mês de julho, o Santuário celebra a sua padroeira, e em 2023 acontece uma celebração mais que especial: os 120 anos da saída da então Madre Paulina para São Paulo para cuidar de ex-escravos idosos, órfãos e pobres e os 133 anos da Fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Luciana Gianesini
Luciana Gianesini
Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC) acolhe centenas de devotos aos finais de semana


O Santuário levou
924 dias para ser construído. Tem uma área total coberta de quase 7 mil metros quadrados, com 80m de largura e 90m de comprimento. A arquitetura remete ao formato de duas mãos em prece ou, ainda, à forma de uma tenda, lembrando o deslocamento dos peregrinos.

Leia MaisSanta Paulina recebe título de Cidadã PaulistanaPor conta de sua altura e forma, busca a criação de um espaço repleto de luz, como forma de inspiração à meditação e às preces, à busca da espiritualidade e ao encontro com o divino. Tem capacidade para três mil pessoas sentadas e espaço para mais três mil, em pé.

Luciana Gianesini
Luciana Gianesini
Uma passarela leva os devotos de Santa Paulina do Santuário ao Memorial Histórico


O Santuário de Santa Paulina recebe mais de 70 mil visitantes ao mês e oferece ao devoto uma estrutura de qualidade, com restaurante próprio, hospedagem e lojas de lembranças, além de um estacionamento com aproximadamente 14 mil metros quadradosO complexo do santuário ainda compreende um parque ecológico, por onde o visitante pode passear, orar e contemplar a natureza exuberante dos arredores.

Luciana Gianesini
Luciana Gianesini
Por todo o entorno do santuário existem monumentos e museus que homenageiam Santa Paulina


Costume muito forte na região, as
cavalgadas e peregrinações noturnas ao Santuário acontecem mensalmente, partindo de diferentes cidades do Vale do Itajaí e região leste do estado de Santa Catarina. A acolhida fica por conta das religiosas da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e do pároco.

Luciana Gianesini
Luciana Gianesini
Ao final das celebrações, os devotos recebem uma bênção especial, com a intercessão de Santa Paulina


Uma Santa para o nosso tempo

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nome dado à santa por ocasião de sua canonização, em 19 de maio de 2002, pelo então Papa São João Paulo II, nasceu em 1865 na cidade de Vígolo, na região de Trento, Itália. Veio ao Brasil acompanhada de sua família, em 1875. Aqui, os imigrantes italianos fundaram a localidade de mesmo nome, Vígolo, hoje um bairro da cidade de Nova Trento, onde se situa o santuário.

Em julho de 1890, ela, que se chamava Amábile Lúcia Visinteiner, e sua amiga Virginia Rosa Nicolodi acolhem a senhora Angela Viviani, em fase terminal de câncer, em um casebre doado por Beniamino Gallotti, gesto que marca a fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em uma das capelas laterais do santuário há, inclusive, um memorial contendo os nomes de todas as religiosas que fizeram e fazem parte da Congregação.

Santuário de Santa Paulina - Nova Trento
Santuário de Santa Paulina - Nova Trento


Em 1909, as Irmãzinhas assumiram a missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs. Madre Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942, já com fama de santidade. Sua festa é celebrada no aniversário de falecimento.

A Congregação cresceu nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Hoje, as Irmãzinhas mantêm diversas escolas, centros de reabilitação, orfanatos, asilos e albergues por vários estados do Brasil, através da Rede Santa Paulina.

Serviço:

Rua Madre Paulina, 3988 – Vígolo, Nova Trento – SC, CEP. 88270-000
Tel: (48) 3267-3030
https://www.santuariosantapaulina.org.br/
[Clique aqui para saber como chegar]

HORÁRIOS DO SANTUÁRIO SANTA PAULINA

Horário de visitação
Diariamente, das 7h às 18h

Horários de Missas
Segunda-feira: às 10h
Terça-feira a Sábado: às 10h e às 15h
Domingos: às 8h, 10h, 14h e às 16h


Irmã Salete Bampi fala do mês festivo à primeira Santa brasileira



2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...