Aqui no A12 você confere, com mais detalhes, um episódio tenso e decisivo durante os 27 anos do pontificado de São João Paulo II, quando o Santo Padre foi atingido por três tiros na tarde de 13 de maio de 1981, na Praça São Pedro, no Vaticano.
A bala atingiu vários órgãos e por pouco não tirou a vida do Papa. João Paulo II passou cinco horas na sala de cirurgia entre a vida e morte, e depois de recuperado, tanto do tiro quanto de uma infecção posterior, ele não hesitou em afirmar que sobreviveu pela intercessão da Virgem Maria junto ao filho Jesus.
“Poderia esquecer que o acontecimento na Praça de São Pedro se realizou no dia e na hora, em que, há mais de 60 anos, se recorda em Fátima, em Portugal, a primeira aparição da Mãe de Cristo aos pobres e pequenos camponeses? Porque, em tudo aquilo que sucedeu exatamente nesse dia, notei aquela extraordinária proteção maternal e solicitude, que se mostrou mais forte do que o projétil mortífero”, disse o Santo Padre na primeira Audiência Geral após sua recuperação, em 7 de outubro de 1981.
Ainda durante a sua internação e crente que Nossa Senhora intercedeu junto ao Senhor pela sua vida, o Papa colheu o máximo de informações sobre a devoção, e começou a trabalhar para que fosse cumprido o segredo de Fátima, no qual a Mãe pedia que se consagrasse a Rússia ao seu Imaculado Coração.
Um ano depois, em 13 de maio de 1982, João Paulo II realizou sua primeira viagem até Fátima, em Portugal, para pessoalmente agradecer a Mãe de Deus pela graça em estar vivo.
“E aqui estou, convosco, peregrino entre peregrinos (…) pessoalmente, para cantar essa misericórdia(…) Desejo repetir hoje, ainda uma vez, diante de vós, amados irmãos e irmãs, estas palavras, que dizia na primeira audiência após o atentado; elas exprimem, em eco, aquilo que sucedeu naquele dia treze de Maio do ano passado; exprimem gratidão ao Altíssimo, a Nossa Senhora e Mãe, aos Santos protetores e a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para me salvar a vida e me ajudaram a recuperar a saúde. Foi graças ao Senhor que não fui aniquilado”.
Um dos aspectos que mais chama a atenção no atentado é o fato de que os tiros foram desferidos até em um horário próximo em que iniciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Por isso, São João Paulo II tratou o episódio como um milagre alcançado pela intercessão mariana. Em suas próprias palavras, “uma mão disparou e outra desviou a bala”. Em sua visita às terras portuguesas, ofertou uma das balas do atentado, que foi incorporada à coroa da imagem que está em Fátima, e segue ali até hoje.
Para que fosse cumprido integralmente o pedido da Virgem Maria, em 25 de março de 1984, festa da Anunciação, o Papa consagrou todos os homens e povos, incluindo a Rússia, à Maria Santíssima em comunhão espiritual com os bispos do mundo.
O Santo Polonês ainda visitou o Santuário português em mais duas oportunidades: em 1991, pediu ao povo a perseverar na devoção mariana e realizou um Ato de Confiança a Nossa Senhora e no ano 2000, esteve em Fátima para beatificação dos Veneráveis Jacinta e Francisco, pastorinhos das aparições.
“Aqui em Fátima, onde foram profetizados estes tempos de tribulação pedindo a Nossa Senhora a oração e a penitência para abreviá-los, quero hoje dar graças ao Céu pela força do testemunho que se manifestou em todas aquelas vidas. E desejo uma vez mais celebrar a bondade do Senhor para comigo, quando, duramente atingido naquele dia, fui salvo da morte! Exprimo a minha gratidão também à beata Jacinta pelos sacrifícios e orações oferecidas pelo Santo Padre, que ela tinha visto em grande sofrimento”, disse São João Paulo II na homilia da Santa Missa da beatificação de Francisco e Jacinta.
Fátima, a Mãe do Rosário
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.