Igreja

São Pio X: o Papa que previu a 1ª Guerra Mundial

Catecismo, Código de Direito Canônico e a propagação do Santo Rosário também foram são marcas do Santo Padre

Escrito por Alberto Andrade

21 AGO 2023 - 15H49

Vatican Media

Neste 21 de agosto, a Igreja celebra a memória de São Pio X, 257º Papa da história, e que se destacou por sua sabedoria, santidade e liderança exemplar. O legado de Giuseppe Melchiorre Sarto influencia a todos os católicos até os dias de hoje.

Na página do Santo do Dia aqui do A12 você confere mais sobre a vida e as realizações desse notável líder religioso. Agora você irá saber um pouco do que São Pio X realizou e deixou Deus agir em seu pontificado, que durou 11 anos.

Reformas

Leia MaisSão Pio X: o Papa reformador da IgrejaLogo quando foi eleito Papa, em agosto de 1903, Pio X esteve sempre preocupado em promover a santidade e fortalecer a fé católica. Assim, ele instituiu mudanças marcantes na liturgia e na formação dos padres. A encíclica “Pascendi Dominici Gregis” está na história da Igreja, pela luta do Santo Padre em combater o modernismo, reafirmando a ortodoxia e a tradição da Igreja.

Sem dúvida, o trabalho de mais destaque de Pio X foi a dedicação à Sagrada Eucaristia. O Papa encorajou a prática frequente e diária da Comunhão e reduziu a idade para a primeira comunhão, permitindo que crianças recebessem a Eucaristia. Seu amor e devoção à ao Corpo de Cristo tornaram São Pio X um modelo para aprofundar a espiritualidade e o compromisso com Jesus Sacramentado.

Previsão da guerra



Em seu pontificado, São Pio X estava ciente das tensões políticas e sociais que estavam ocorrendo na Europa naquela época. Ele trabalhou para fortalecer a posição da Igreja Católica em meio a essas circunstâncias e desafios.

O Secretário de Estado do Vaticano da époc, Cardeal Rafael Merry del Val, testemunhou que nos anos de 1911 e 1912, o Santo Padre lhe havia falado com frequência sobre o conflito que se aproximava.

Em seu livro “Memórias do Papa Pio X”, o Cardeal del Val escreveu que "Em várias ocasiões durante esses anos, quatro ou cinco vezes, pelo que me lembro, quando entrei em seu quarto para minha audiência matinal às nove horas, Sua Santidade iniciava a conversa com a seguinte observação: 'Eminência, as coisas vão mal... A Grande Guerra se aproxima... Não passaremos do ano de 1914'”.

E logo após o início da guerra, em julho de 1914, Pio X disse estas palavras pouco antes da sua morte, em agosto do mesmo ano. “Esta será a última aflição que me manda o Senhor. Com gosto daria minha vida para salvar meus pobres filhos desta terrível calamidade".


Um grande devoto do Santo Rosário

Shutterstock/ Albert A F
Shutterstock/ Albert A F


“O Rosário é a mais bela e a mais preciosa de todas as orações à Medianeira de todas as graças: é a prece que mais toca o coração da Mãe de Deus. Rezai-o todos os dias"

Não somente essa, mas outras frases e ensinamentos sobre a devoção Mariana foram ditas pelo Santo Padre durante o seu pontificado.

São Pio X sempre incentivou aos fiéis a praticarem esta obra de misericórdia, pois assim podemos pedir sempre a intercessão de Maria e muitas graças para nossas casas. “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”.

Documentos importantes para a Igreja


Reprodução/ Edições CNBB
Reprodução/ Edições CNBB


Preocupado com a formação católica para os fiéis, em 1905, Papa Pio X, instituiu um catecismo um formato de perguntas e respostas (assim como o compêndio do catecismo atual), bem didático e que mostra o tesouro de doutrina que a Igreja, sempre iluminada pelo Espírito Santo.

A iniciativa foi uma das inspirações para que São João Paulo II e o Cardeal Joseph Ratzinger a partir dos ensinamentos do Concílio Vaticano II se esforçassem para que em dezembro de 1992 fosse lançado o atual Catecismo da Igreja Católica.

“Como pontífice, preparou um texto de doutrina cristã para a Diocese de Roma, depois se difundiu em toda a Itália e no mundo. Este Catecismo, chamado ‘de Pio X’ foi para muitas pessoas uma guia segura na aprendizagem das verdades relativas à fé pela sua linguagem simples, clara e específica, e pela eficácia da sua exposição”, disse o Papa Bento XVI em 2010.

Em 1904, o Papa Pio X, seguindo a proposta do Concílio Vaticano I, promoveu a preparação de um código que reunisse toda a realidade jurídica vigente na Igreja, pois só contava com um conjunto disperso e sem codificar essas normas. O Santo Padre se dedicou à reorganização da cúria romana e, depois, iniciou os trabalhos de redação do Código de Direito Canônico. A conclusão deste projeto se deu em 1917, quando seu sucessor, o Papa Bento XV, promulgou o Código.

O Santo Padre e o Santuário Nacional de Aparecida

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional


Pio X tem uma importância fundamental na devoção à Padroeira do Brasil!
O Papa aceitou que Nossa Senhora Aparecida fosse coroada como Rainha e a solenidade foi realizada em setembro de 1904. 
Em 2 de março de 1906, Pio X concedeu a realização de Missa e ofício dedicados à Mãe Aparecida, ou seja, foram introduzidos textos no Missal e no Breviário da Igreja.

Além disso, Dom Duarte Leopoldo e Silva pediu e conseguiu o título e o privilégio de Basílica Menor para a Basílica Histórica. A dignidade foi concedida por Pio X, em 29 de abril de 1908, e executada com a sagração do templo por Dom Duarte, no dia 5 de setembro de 1909.

.:: Relembre a passagem de três Papas no Santuário Nacional


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...