De 12 a 19 de maio, as Igrejas do hemisfério sul se unem com o propósito da unidade cristã. Com o tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27), a Igreja mostra que o amor é o “DNA” da fé cristã, na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024.
Na passagem selecionada para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024, Jesus reafirmou o ensinamento judaico tradicional de Deuteronômio 6, 5: 2 “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”; e Levítico 19, 18b: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Somos ensinados que o amor de Cristo nos reuniu na unidade. Dessa forma, encontramos nossa identidade comum na experiência do amor de Deus (cf. Jo 3, 16) e revelamos essa identidade ao mundo pelo modo como amamos uns aos outros (cf. Jo 13, 35).
:: Burkina Faso busca no ecumenismo a saída para problemas no país
Leia MaisEcumenismo busca unidade entre Cristãos Em audiência com o Comitê Católico para a Colaboração Cultural das Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais, dirigido pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos cristãos, por ocasião dos seus 60 anos, o Papa Francisco manifestou o seu desejo de que todos os cristãos de diferentes tradições permaneçam unidos através da escuta e do respeito.
O Pontífice pediu que esses anos sejam de profecia, de caridade e semente de unidade, pelo bem de todos os cristãos do mundo e do próprio mundo, que precisa ver florescer novas sementes de paz e comunhão.
“Se a base é a partilha fraterna desta experiência, creio que as nossas histórias passadas, manchadas de erros e incompreensões, pecados e estereótipos, podem ser curadas pouco a pouco, sendo incluídas numa história muito maior, a da fidelidade de Cristo, que 'amou a Igreja e se entregou por ela'”, disse.
No hemisfério norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, diante das festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério sul, devido ao período de férias, as Igrejas habitualmente escolhem outras datas para celebrar.
No Brasil, a semana acontece entre a festa da Ascensão do Senhor e a Solenidade de Pentecostes, que neste ano é de 12 a 19 de maio. Segue, assim, o acordo sugerido pelo movimento Fé e Constituição, em 1926, que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.
Fonte: CNBB e ACI Digital
Por que Jesus nasceu pobre?
O Natal nos lembra do verdadeiro sentido da celebração: a simplicidade e humildade do nascimento de Jesus, destacando o amor e a presença de Deus em nossas vidas.
12 catequeses da Audiência Geral do Papa para rever!
Durante o ano, o Santo Padre ensinou a todos sobre o Espírito e a Esposa. Seja catequizado em 12 momentos:
Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro?
Qual o motivo para a Igreja celebrar o Natal nesta data?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.