Igreja

Vaticano divulga versão em português do Documento Final do Sínodo

Escrito por Redação A12

15 NOV 2024 - 11H38

Nathalia Oliveira - A12

A Secretaria Geral do Sínodo divulgou, na quinta-feira (14), uma versão, em português do documento final XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos.

O texto foi aprovado em 26 de outubro ,em todos os seus 155 parágrafos, não será objeto de uma exortação do Papa: Francisco decidiu que seja imediatamente divulgado para que possa inspirar a vida da Igreja. “O processo sinodal não se encerra com o término da assembleia, mas inclui a fase de implementação”.

Envolvendo todos no caminho cotidiano com uma metodologia sinodal de consulta e discernimento, identificando modos concretos e percursos formativos para realizar uma tangível conversão sinodal nas várias realidades eclesiais.

Nathalia Oliveira - A12
Nathalia Oliveira - A12


No Documento, acessado neste link, é solicitado aos bispos um compromisso intenso em relação à transparência e à prestação de contas, enquanto — como também declarou o cardeal Férnandez, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé — estão em andamento trabalhos para dar mais espaço e poder às mulheres. 

Em discurso ao final do Sínodo, o Papa relatou que o Documento Final representa “o fruto de anos, pelo menos três”, dedicados à escuta do Povo de Deus e reflete o propósito de uma Igreja mais sinodal. “As referências bíblicas que abrem cada capítulo organizam a mensagem cruzando-a com os gestos e as palavras do Senhor Ressuscitado, que nos chama a ser testemunhas do seu Evangelho mais com a vida do que com as palavras”, afirmou Francisco, citando diretamente o documento.

Nathalia Oliveira/A12
Nathalia Oliveira/A12


A estrutura do Documento

O texto sinodal é composto por cinco partes. A primeira, "O coração da sinodalidade", é seguida pela segunda parte — "Juntos, na barca de Pedro" — dedicada à conversão das relações que edificam a comunidade cristã e dão forma à missão na intersecção de vocações, carismas e ministérios.

A terceira parte — "Sobre a tua Palavra" — identifica três práticas intimamente interligadas: discernimento eclesial, processos decisórios, cultura da transparência, da prestação de contas e da avaliação.

O quarto tópico "Uma pesca abundante" descreve a forma como é possível cultivar, de maneira nova, o intercâmbio de dons e o entrelaçamento de vínculos que nos unem na Igreja, em um tempo em que a experiência de enraizamento em um lugar está mudando profundamente.

FInalizando o documento, a sessão "Também eu vos envio" permite olhar para o primeiro passo a ser dado: promover a formação de todos para a sinodalidade missionária. Em particular, observa-se que o desenvolvimento do Documento é guiado pelos relatos evangélicos da Ressurreição .

Nathalia Oliveira/ A12
Nathalia Oliveira/ A12


Entrega a Maria

A conclusão do documento diz que ao viver o processo sinodal, tomamos nova consciência de que a salvação a ser recebida e anunciada passa pelas relações. Vive-se e testemunha-se juntas.

Esta história nos aparece tragicamente marcada pela guerra, pela rivalidade pelo poder, por mil injustiças e opressões. Contudo, sabemos que o Espírito colocou no coração de cada ser humano um desejo profundo e silencioso de relações autênticas e de laços verdadeiros. A própria criação fala de unidade e de compartilhamento, de variedade e interligação entre diferentes formas de vida.

O texto se conclui com a oração à Virgem Maria pela entrega dos resultados deste Sínodo: "Aquela que indica e guia o caminho, confiamos os resultados deste Sínodo. Ela, Mãe da Igreja, que no Cenáculo ajudou a comunidade nascente a abrir-se à novidade do Pentecostes, nos ensine a ser um Povo de discípulos missionários que caminham juntos: uma Igreja sinodal".


.:: Participantes brasileiros falam dos frutos do Sínodo da Sinodalidade


Fonte: Vatican News/CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...