O Portal A12.com conversou com o Bispo de Roraima, Dom Mário Antonio da Silva, que contou um pouco sobre o que trata a “Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Panamazônica” ou simplesmente o Sínodo da Amazônia, como é conhecido popularmente, e por que é um evento tão importante para toda a Igreja.
O objetivo central deste sínodo foi definido pelo próprio Papa Francisco, já no momento do seu anúncio na Praça São Pedro, após a Santa Missa em que foram canonizados diversos santos (entre eles, os Protomártires do Brasil, trucidados por sua fé em 1645). O objetivo, segundo o Papa, é encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para nosso planeta”.
Em dois enfoques distintos, o Sínodo na Amazônia quer também:
Leia Mais Bispo de Roraima fala sobre Venezuelanos no Brasil- Atualizar e revigorar a evangelização com “novos caminhos”;
- Cuidar da Casa Comum.
O objetivo aponta também para fortes prioridades:
- Evangelização;
- Defesa e promoção dos amazônidas, para que sejam respeitados, dignificados e voltem a ser sujeitos de sua própria história.
Outro desafio é a enculturação da fé nas culturas indígenas. As expetativas são também de um Igreja que cuida da Casa Comum (a criação), defende a floresta amazônica e os direitos dos povos indígenas.
Não deixe de assistir o vídeo para ver outras informações.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.