O início da Pastoral Afro-brasileira tem relação a partir da década de 1970 quando um grupo de padres negros é chamado a elaborar um documento para a Conferência de Puebla, em 1979, no México.
Depois disso, em 1988, a Campanha da Fraternidade propôs discutir o tema: "A Fraternidade e o Negro - Ouvi o clamor deste povo". A partir destes e outros movimentos, foi que em 1998, o bispo negro Dom Gilio Felicio oficializou essa pastoral no território brasileiro.
É importante entender que essa pastoral nasceu depois de um longo caminho de reflexão sobre o papel da comunidade negra católica.
Podemos constatar inúmeros frutos dessa caminhada ao longo dos anos. Um deles chega a sua 25ª edição em 2021, a Romaria das Comunidades Negras ao Santuário Nacional de Aparecida, lugar de repercussão de sua mensagem de forma nacional.
Mas você sabe o que faz esta Pastoral?
Entre os pontos que norteiam este trabalho da Igreja no Brasil, é que ela busca organizar as diferentes iniciativas dos negros católicos como também sensibilizar toda a Igreja para as questões afro-brasileiras.
Leia MaisRomaria marca 25 anos de peregrinação da Pastoral Afro-Brasileira a Aparecida
Um dos grupos de trabalho ligados a essa pastoral é o Instituto Mariama, uma associação que reúne bispos, padres e diáconos negros e tem como finalidade colaborar para a formação de agentes de pastoral negros, especificamente desses ministérios.
Outro aliado neste trabalho é o Encontro de Pastoral Afro-Americana e Caribenha (EPA), que reúne agentes dessa pastoral a cada três anos para refletir temáticas de interesse do grupo.
Após esses 23 anos de atuação, a Pastoral ainda encontra em sua missão diversos desafios, que representam bem a realidade brasileira sobre a comunidade negra católica, são eles:
- Fortalecer o trabalho pastoral nas paróquias e comunidades: é nesse espaço que os missionários dos negros e negras podem assumir sua missão concretamente mudar realidades.
- Fazer a ponte entre a Igreja e Sociedade Civil na luta pela dignidade dos afro-brasileiros.
- Vivenciar a liturgia das comunidades com espírito cristão e evangelizador, com seriedade e respeito.
- Animar vocações sacerdotais e religiosas negras que assinalem uma perspectiva mais diversa na vida eclesial.
:: Quer saber mais sobre esta pastoral? Acesse o site www.pastoralafrobrasileira.com.br.
Fonte: Site da Pastoral.
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.