Igreja

Você conhece a Pastoral Afro-brasileira?

Essa pastoral nasceu depois de um longo caminho de reflexão sobre o papel da comunidade negra católica.

Escrito por Redação A12

05 NOV 2021 - 13H51 (Atualizada em 05 NOV 2021 - 14H37)

Fábio Silva

O início da Pastoral Afro-brasileira tem relação a partir da década de 1970 quando um grupo de padres negros é chamado a elaborar um documento para a Conferência de Puebla, em 1979, no México.

Depois disso, em 1988, a Campanha da Fraternidade propôs discutir o tema: "A Fraternidade e o Negro - Ouvi o clamor deste povo". A partir destes e outros movimentos, foi que em 1998, o bispo negro Dom Gilio Felicio oficializou essa pastoral no território brasileiro. 

É importante entender que essa pastoral nasceu depois de um longo caminho de reflexão sobre o papel da comunidade negra católica. 

Podemos constatar inúmeros frutos dessa caminhada ao longo dos anos. Um deles chega a sua 25ª edição em 2021, a Romaria das Comunidades Negras ao Santuário Nacional de Aparecida, lugar de repercussão de sua mensagem de forma nacional.

Mas você sabe o que faz esta Pastoral?

Reprodução
Reprodução
Logotipo da Pastoral Afro-brasileira


Entre os pontos que norteiam este trabalho da Igreja no Brasil, é que ela busca organizar as diferentes iniciativas dos negros católicos como também sensibilizar toda a Igreja para as questões afro-brasileiras.

Leia MaisRomaria marca 25 anos de peregrinação da Pastoral Afro-Brasileira a Aparecida

Um dos grupos de trabalho ligados a essa pastoral é o Instituto Mariama, uma associação que reúne bispos, padres e diáconos negros e tem como finalidade colaborar para a formação de agentes de pastoral negros, especificamente desses ministérios.

Outro aliado neste trabalho é o Encontro de Pastoral Afro-Americana e Caribenha (EPA), que reúne agentes dessa pastoral a cada três anos para refletir temáticas de interesse do grupo.

Após esses 23 anos de atuação, a Pastoral ainda encontra em sua missão diversos desafios, que representam bem a realidade brasileira sobre a comunidade negra católica, são eles:

- Fortalecer o trabalho pastoral nas paróquias e comunidades: é nesse espaço que os missionários dos negros e negras podem assumir sua missão concretamente mudar realidades.

- Fazer a ponte entre a Igreja e Sociedade Civil na luta pela dignidade dos afro-brasileiros.

- Vivenciar a liturgia das comunidades com espírito cristão e evangelizador, com seriedade e respeito.

- Animar vocações sacerdotais e religiosas negras que assinalem uma perspectiva mais diversa na vida eclesial.


:: Quer saber mais sobre esta pastoral? Acesse o site www.pastoralafrobrasileira.com.br. 



Fonte: Site da Pastoral.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...