Muito se fala sobre os votos de casamento, mas poucos sabem a real importância que esse momento representa. Os votos de casamento são as promessas que os noivos fazem um ao outro, sendo então diante do altar, dentro de uma igreja em uma cerimônia religiosa. E esses votos devem expressar a mais pura essência do amor entre o casal.
Seguindo nossa série de conteúdos a respeito do casamento, o Missionário Redentorista, Pe. Anísio Tavares, enfatizou que o casamento é presidido pelos noivos. O celebrante conduz a ordem de cada momento, mas a cerimônia é com base na história dos noivos.
“É preciso ter claro que são os noivos que presidem o a celebração do Matrimônio na Igreja. O Bispo, o Padre, o Diácono ou o Ministro do Matrimonio são testemunhas qualificadas que assistem o matrimônio em nome da Igreja. Por isso, o “Sim” de um ao outro tem de ser de livre e espontânea vontade, com plena liberdade de consciência”.
É comum ter dúvidas de como elaborar os votos de casamento, mas é necessário que os noivos saibam o que querem para o futuro, que as promessas de um para o outro sejam feitas com a verdade e sinceridade que o amor pede. E com a certeza de que nem sempre viverão momentos bons e felizes, mas os votos são afirmações de que estarão juntos diante de tudo.
“A raiz do matrimônio está justamente aí: no receber um ao outro de modo livre e por inteiro, não só para os momentos bons, mas também para os momentos difíceis das provas da vida. Todo juramento de amor é, em si, um juramento de perdão também. Amor e Perdão são inseparáveis para quem deseja ser fiel um ao outro, e os dois a Cristo. Amor sem perdão se desintegram e perdem o sentido”.
Casar-se no religioso tem uma importância ainda maior na vida dos noivos, pois é realizar um sonho de vida, fazer promessas de um futuro a dois e planejar a construção de uma nova família diante de Deus.
“E onde entra Deus nessa história? No coração dos dois! Deus é o próprio Amor misericordioso que se derrama no coração dos esposos como modelo de vida e força na caminhada do casal, para que cresçam sempre mais nesse mesmo amor e sejam felizes”, explicou.Leia MaisO que o casamento representa para a Igreja Católica?Não quero ter filhos. A Igreja pode se negar a realizar meu casamento?
“Casar-se na Igreja, como sinal da fé cristã professada e vivida, é um testemunho forte à sociedade do provisório, do descartável. Casamento nunca foi fácil. Cada momento histórico tem seus desafios para a vivência a dois e em família. Mas não se pode deixar que as dificuldades e a onda do momento ditem as normas da vida. A beleza e a força do amor esponsal oferecem um horizonte de compreensão muito mais amplo e profundo que apontam para a realização do casal.
A vocês que leem essa mensagem, namorados ou noivos, casados há pouco tempo ou há muitos anos, desejo que sejam capazes de olhar um para o outro e assumirem que o amor nunca chegará ao limite máximo nesta vida. Sendo cuidado diariamente, ele sempre crescerá em significado, força e beleza. O amor que brota do Evangelho e une os casais é aquela rocha firme de que falava Jesus: ela não evita as tempestades da vida, mas é base segura para suportá-las e superá-las. O amor do casal selado na graça de Deus em forma de aliança matrimonial marca um momento da história dos dois e se estende em cada dia da vida conjugal na experiência de serem uma só carne”.
Os noivos que têm interesse em realizar a cerimônia de casamento no Santuário Nacional de Aparecida ou na Basílica Histórica devem seguir orientações da pastoral. Clique aqui.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.