Camila Morais
José Cláudio Souza
Renato Dias
Letícia Hamacher
William Carvalho
Juliano Amorim
Maria Alice Figueira
Luciana Gianesini
Ana Paula Maciel
Juana Tannús
Lays Guerrero
Raquel Okubo
Cayel Lorena
A série documental “Desafios da Igreja — Infância Roubada” aborda o enfrentamento da Igreja no abuso e exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas. Com reportagem de Camila Morais, o documentário surgiu baseado nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que mostra o Brasil registrando o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Deste número, 56.820 eram crianças e adolescentes. Entretanto, os dados são subnotificados, pois na maioria das vezes as vítimas silenciam e não fazem as denúncias.
A equipe da TV Aparecida viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil. Assim, mostra como a vulnerabilidade social, somada à dificuldade de fiscalização, pode contribuir para o número de casos de exploração infantil. Também mostra como funciona o aliciamento de menores por redes de tráfico de pessoas, que se aproveitam das características da Amazônia para cometerem os crimes.
Veja galeria especial com fotos e bastidores da reportagem
Bloco 1
Neste bloco, serão apontados dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que motivaram a reportagem. Ainda traz o depoimento de vítimas e familiares, e mostrar um projeto da Arquidiocese de Manaus, de atendimento e proteção.
Bloco 2
Camila entrevista delegadas das polícias Civil e Federal, para entender como o garimpo e a vulnerabilidade social influenciam nos casos de abuso infantil e tráfico de pessoas. Mostra também como as redes de proteção se articulam na proteção dos menores.
Bloco 3
Na última parte, a reportagem visita Manacapuru, a terceira cidade mais populosa do Amazonas, que fica às margens do Rio Solimões, dificultando as denúncias e facilitando o crime.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Desafios da Igreja