Catequese

Dicas para ajudar seu filho a explorar o mundo dos livros

Escrito por Letícia Dias

08 NOV 2024 - 10H26 (Atualizada em 08 NOV 2024 - 15H06)

Protasov AN/ shutterstock

Apesar de muitas mudanças que vivemos atualmente com os avanços tecnológicos, por exemplo, o hábito da leitura permanece fundamental para o desenvolvimento humano, de modo particular o das crianças.  Leia MaisComo fazer com que a Missa seja interessante para crianças?“A paciência tudo alcança”: como ensiná-la às crianças?

A leitura contribui para estimular a imaginação, o desenvolvimento intelectual, mas também carrega um mundo repleto de descobertas.

No caso das famílias católicas, há a possibilidade de inserir livros com histórias bíblicas, que agreguem virtudes cristãs na vida e na personalidade dos pequenos.

Listamos algumas dicas para ajudar você a incentivar o hábito da leitura de seu filho ou das crianças que estão no seu convívio.

1. Torne a leitura parte da rotina familiar

Seja um exemplo! Quando as crianças veem os pais ou familiares curtindo a leitura, elas se sentem mais motivadas a ler também.

Separe algumas noites por semana para que todos possam se aconchegar com um livro — talvez logo após o jantar ou antes de dormir. Crie um ambiente agradável sobre as histórias em que todos estão envolvidos. Assim, elas passarão a ver a leitura como algo prazeroso.

2. Respeite os interesses das crianças

Deixe que escolham livros que se alinhem com seus gostos, mesmo que sejam inesperados ou pareçam simples.

O intuito é despertar o prazer pela leitura. Aos poucos, você pode sugerir outros temas, mas mostrar que respeita os gostos deles reforça o valor que você dá a seus interesses.

Evgeny Atamanenko/ shutterstock
 Evgeny Atamanenko/ shutterstock


3. Leiam em voz alta juntos

Ler em voz alta não é só para os pequenos! Mesmo crianças mais velhas se beneficiam ao ouvir histórias, e podem se apaixonar por livros que talvez não escolheriam por conta própria.

Torne o momento interativo: revezem-se na leitura, usem vozes divertidas e divirtam-se. 

4. Monte um cantinho de leitura

Crie um espaço especial de leitura só para eles. Não precisa ser elaborado, basta um cantinho aconchegante e uma boa iluminação. Mantenha-o abastecido com alguns livros, incluindo aqueles que eles talvez não tenham considerado, e renove a seleção para sempre oferecer novas opções.

5. Elogie o esforço

Por fim, celebre o progresso da leitura, focando no esforço e não apenas no que foi conquistado. Mostre que você está orgulhoso do compromisso deles com a leitura, mesmo que leiam apenas algumas páginas por dia. Elogie-os por experimentarem novos livros, por compartilharem algo interessante ou por persistirem em uma história.

E não se esqueça, ajudar as crianças a amar a leitura é como cultivar um jardim!

Fonte: Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...