Catequese

Festa dos Anjos da Guarda: cultive essa “Amizade Celestial”

Escrito por Letícia Dias

01 OUT 2024 - 15H54 (Atualizada em 02 OUT 2024 - 11H35)

Tomsickova Tatyana/ shutterstock.

No dia 02 de outubro a Igreja celebra a Festa dos Santos Anjos da Guarda, estabelecida em 1670 pelo Papa Clemente X, apesar de ter sido difundida desde o século V. Leia MaisConfie no seu Anjo da Guarda e tenha paz e proteçãoEspecial Anjo da Guarda: Baixe e imprima as atividades

Os Anjos da Guarda são seres escolhidos por Deus desde o nosso nascimento para nos guiar e proteger ao longo de nossas vidas. A festa é um convite para agradecer por essa proteção deles.

A data é também uma oportunidade para que você aborde o assunto durante o encontro de catequese ou com as crianças e jovens de sua família, pois, embora a presença dos anjos seja silenciosa, é importante desde cedo o relacionamento com o Anjo da Guarda.

Ensiná-los que os anjos podem nos proteger dos perigosos físicos, espirituais e são um grande um auxílio em nossa caminhada, com certeza fará todo a diferença na vida adulta.

O Catecismo da Igreja Católica, no item 336, ensina:

“Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida». Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.”

Poberezhna/ shutterstock
Poberezhna/ shutterstock


Anjos da Guarda na bíblia

Mateus 18,10

“Cuidado para não desprezardes nenhum desses pequenos, porque — eu vos afirmo — seus anjos no céu estão continuamente na presença de meu Pai que está nos céus”.

Atos 12,7

“De repente, um anjo do Senhor apareceu, e a prisão ficou inundada de luz. O anjo tocou no lado de Pedro, despertou-o e disse: 'Levanta-te depressa!' As correntes caíram-lhe das mãos.”

Utilize as passagens bíblicas e o trecho do Catecismo acima para ensinar que os Anjos da Guarda sempre acompanharam a história da salvação.

Oração ao Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,

meu zeloso guardador,

se a ti me confiou a piedade divina,

sempre me rege, me guarda,

me governa, me ilumina.

Amém

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...