Catequese

Saiba o que a Bíblia ensina sobre as famílias: valores e virtudes

Escrito por Letícia Dias

20 SET 2024 - 11H18 (Atualizada em 20 SET 2024 - 14H46)

Zoteva/ shutterstock

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) define a família como o lugar onde, desde a infância, podem ser aprendidos os valores morais, a religião e o uso consciente da liberdade.

“A família é a célula originária da vida social. É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida.” (2207, CIC)

O modelo mais belo e perfeito de família cristã que podemos citar é a Sagrada Família de Nazaré.  Leia MaisA Bíblia de Aparecida sempre na palma da sua mão Confira sugestões de músicas para a entronização da Bíblia na Santa Missa

Maria e José souberam colocar a vontade de Deus em primeiro lugar sempre, desde a Anunciação, passando pelas revelações que São José recebeu do anjo até a forma que educaram Jesus para que, no tempo certo, Ele pudesse cumprir sua missão.

A partir disso, separamos valores e virtudes que podem ser encontrados na Bíblia para a vivência familiar. Veja!

1. A prática do amor

“Maridos, amai vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de santificá-la, purificando-a mediante o batismo de água, que a palavra acompanha” (Efésios 5,25)

“O amor é paciente; o amor presta serviço; o amor é sem inveja; não se vangloria, nem se incha de orgulho. Não age com baixeza, não é interesseiro; não se irrita, não leva em conta o mal recebido. Não se alegra com a injustiça, mas se compraz com a verdade. Tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo vence.” (I Coríntios 13, 4-7)

2. Respeito mútuo entre pais e filhos

Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias sobre a terra que Javé, teu Deus, te dá.” (Êxodo 20, 12)

“Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isto é justo. “Honra teu pai e tua mãe”; é este o primeiro mandamento ao qual está ligada uma promessa: 'para que sejas feliz e gozes de uma vida longa sobre a terra'. E vós, pais, não irriteis vossos filhos, mas educai-os na disciplina e na correção do Senhor.” (Efésios 6, 1-4)

PeopleImages.com - Yuri A/ shutterstock
PeopleImages.com - Yuri A/ shutterstock


3. Ter responsabilidade e viver do trabalho

“Se alguém não cuida dos seus, sobretudo dos que vivem com ele, este renegou a fé e é pior que um infiel.” (I Timóteo 5,8)

“Do trabalho de tuas mãos comerás, serás feliz e gozarás de bem-estar. Como videira frutífera será tua esposa no recanto de teu lar; teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa.” (Salmos 128)

4. Perdoar as falhas

“Revesti-vos de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem de lamentar-se com relação aos outros. Como o Senhor vos perdoou, perdoai também vós.” (Colossenses 3, 12-13)

“E quando estiverdes de pé para rezar, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai que está nos céus vos perdoe também vossos pecados”. (Marcos 11,25)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...