Liturgia

Alegrai-vos no Senhor: a reflexão do Evangelho deste domingo!

São João Batista nos ensina a sempre correr ao encontro de Jesus aceitando sua graça que cura e liberta

Escrito por Alberto Andrade

12 DEZ 2024 - 15H51 (Atualizada em 13 DEZ 2024 - 17H20)

Wikipedia

“Por isso, João declarou a todos: 'Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu'” (Lc 3,16)

Estamos celebrando o terceiro domingo do Advento (15), chamado de Gaudete (palavra do latim que significa “Alegrai-vos”). A Igreja nos convida a nos alegrarmos verdadeiramente, pois a vinda do Senhor Jesus está próxima. Como um farol no meio da espera orante e esperançosa, este dia nos lembra da proximidade do Natal e do amor incondicional de Deus que está sempre conosco.

A cor rosa que substitui o roxo e sinaliza o espírito de exultação que nos guia em direção à Belém. A liturgia é um insistente convite a viver esta exultação, e deve ser acompanhado de um desejo sincero de conversão. Quando deixamos este Deus nos transformar, acontece a libertação do nosso egoísmo e comodismo para contemplar a presença de Deus, como Luz que resplandece para nós.

No Evangelho de Lucas (Lc 3, 10-18), São João Batista prepara o caminho para a vinda do Senhor, chamando à conversão e à prática de boas obras. Ele ensina que a verdadeira preparação para a chegada do Messias envolve ações concretas de justiça e caridade.

Antoine de Favray
Antoine de Favray


Ao enxergar a sobriedade e simplicidade de João, o povo desperta para uma necessária mudança vital. Pessoas das mais diferentes camadas sociais suplicam: “E nós, o que devemos fazer?” (Lc 3,14) Esta pergunta não se trata de um clamor desesperado por causa do medo de um castigo, mas sim, expressa a prontidão para refazer a própria vida e docilidade para acolher a proposta de salvação que vem de Deus.

João indica que mais do que boa vontade, é preciso ter atitudes concretas para uma transformação verdadeira: abandonar o egoísmo e aprender a partilhar; destruir os esquemas de exploração e de imoralidade e deixar a justiça acontecer; desistir de usar à violência e à prepotência como forças de destruição e humilhação e respeitar a dignidade de todos.

“Para viver a mensagem do 3º Domingo do Advento, somos chamados a cultivar a alegria e a esperança em nossas vidas, mesmo em tempos difíceis. Isso se traduz em ações concretas de amor e solidariedade para com os outros, especialmente os necessitados.

A oração e a confiança em Deus devem ser o alicerce de nossa vida, permitindo que a paz de Cristo reine em nossos corações. Ao nos prepararmos para o Natal, devemos refletir sobre como podemos ser instrumentos de alegria e esperança para aqueles que vivem ao nosso redor, aplicando a mensagem do Evangelho em nossas ações diárias, disse Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS).

Vivamos na alegria e com alegria. Ela traz esperança para a nossa vida e para nossos irmãos e irmãs. Sejamos otimistas! A alegria do Natal, Cristo em nosso meio, é paz, serenidade, confiança e vida nova. E nunca nos esqueçamos: “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (CELAM. Documento de Aparecida, n. 29).

.:: O Advento e as vindas de Jesus Cristo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...