“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia e lá se encontrava a mãe de Jesus. Também Jesus foi convidado para a festa com seus discípulos. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, que importa isso a mim e a ti? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”.” (Jo 2, 1-5)
No Tempo Comum, a Igreja Católica lembra os passos da vida pública de Jesus. Neste segundo domingo do Tempo Comum do Ano Litúrgico C, o Evangelho nos conta sobre as Bodas de Caná, momento em que Jesus realizou seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho.
Jesus iniciou sua missão de anunciar o Reino de Deus a partir do seu batismo, assim como nós somos chamados a fazer. Nossa vida como cristãos se inicia a partir do nosso batismo, ali somos chamados à missão.
Depois de Batizado, Jeus dá inicio a sua vida pública, e foi nas Bodas de Caná que Jesus transformou a água em vinho, dando ali um sinal que inspira a fé dos discípulos.
Durante a festa, falta vinho. Maria avisa Jesus, que discretamente transforma água em vinho, mostrando a proximidade e discrição de Deus. Os discípulos acreditam que Deus está presente em Jesus, refletindo o amor divino.
Este acontecimento em que João nos relata, é possível também perceber que Maria acredita em seu filho desde o início e sabe que Ele está preparado, porém, ela não pede a Ele que faça algo, apenas o informa sobre a situação e é Ele que decide fazer. Maria apenas olha ao redor e indica o caminho aos discípulos: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Papa Francisco refletiu sobre este trecho do Evangelho durante o Angelus de 16 de janeiro de 2022, e nos convida a pensar que Jesus deu seu primeiro sinal de forma discreta, atendendo uma simples necessidade do povo e que é desta maneira que Ele se mostra a nós.
“É bom pensar que o primeiro sinal que Jesus realiza não é uma cura extraordinária nem um milagre no templo de Jerusalém, mas um gesto que responde a uma necessidade simples e concreta das pessoas comuns, um gesto doméstico, um milagre, por assim dizer, “na ponta dos pés”, discreto, silencioso. Ele está pronto para nos ajudar, para nos aliviar. E assim, se estivermos atentos a estes “sinais”, somos conquistados pelo seu amor e tornamo-nos seus discípulos”.
Quais sinais Cristo já deu em sua vida e você deixou passar pensando ser algo simples demais? É preciso compreender que Deus está ao nosso lado, Ele nos dá sinais, Ele nos convida, Ele age na simplicidade também, não apenas em grandes milagres.
O Evangelho nos mostra que os sinais de Jesus são oportunidades que cada discípulo tem de exercitar e renovar sua fé, pois os sinais não forçaram ninguém a acreditar em Jesus, mas foi a partir desses sinais que seus discípulos passaram a confiar mais e fortalecer sua fé.
Pe. Eduardo Ribeiro, Missionário Redentorista e mariologista, refletiu em sua participação no Programa Benção da Manhã, na TV Aparecida, sobre o papel de Maria neste primeiro sinal de Jesus, quando ela pede aos discípulos que façam o que Ele pede, e é isso que Ela nos faz até hoje, nos indica o caminho e pede para que possamos confiar em seu filho.
“Depende do esforço pessoal nosso de fazer acontecer aquilo que Nossa Senhora diz aos discípulos lá nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Eles obedeceram, depende de nós, da nossa disposição, da nossa vontade, da nossa fé. Se fizermos aquilo que Nossa Senhora pediu para os discípulos e pede para nós, é certo que a abundância vai acontecer”.
Compreendendo os sinais da vida pública de Jesus, compreendemos também nossa fé. Que possamos diariamente fortalecer nossa fé e confiar na intercessão de Maria, que nos indica o caminho para nos aproximarmos de Deus.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Bispos mobilizam ajuda para vítimas das enchentes em Minas Gerais
A Arquidiocese de Montes Claros e a Diocese Janaúba (MG) pedem ajuda por meio das redes sociais
Inclua a oração na sua rotina neste Ano Santo
O Ano Santo é um convite à oração e intimidade com Deus, fortalecendo a fé e a busca pela santidade. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.