“Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?'” (Lc 1, 42-43)
Na semana que antecede o Natal, a alegria do encontro de Nossa Senhora com sua prima Santa Isabel nos revela a missão de Jesus: realizar o plano de salvação e libertação que conduz a humanidade à verdadeira felicidade e à vida plena. Todos são chamados a acolher Jesus, o Deus Menino, como o Messias tão esperado por todas as gerações.
Leia MaisDogmas da Igreja: Maria, Mãe de DeusA liturgia nos convida a refletir sobre a importância da encarnação de Cristo e a figura de Maria, que desempenha um papel fundamental na história da salvação.
No Evangelho deste quarto e último domingo do Advento (Lc 1, 39-45), o Espírito Santo conduziu o encontro entre a Virgem Maria e Isabel, que nos ajuda a compreender a verdadeira identidade de Jesus.
Conforme as palavras exultantes de Isabel, compreendemos que Nossa Senhora se tornou a primeira discípula porque foi aquela ouviu e acreditou. Maria é um modelo de fé para nós cristãos, porque em sua liberdade e vontade, ela permite que a Palavra de Deus se realize e se encarne na sua vida e no seu ventre.
A presença do Menino Jesus causa a exultação de todos os que esperam a feliz realização das promessas do Senhor e que enxergam na sua chegada a concretização das esperanças de um mundo de justiça, de amor, de paz e de felicidade plena. A alegria tremenda das duas mulheres bem aventuradas tem um motivo: em Cristo e com Cristo, a humanidade verá o nascer da nova história de libertação, que foi anunciada pelos profetas.
Com sua contribuição única na história da salvação, que alcançou o auge no Mistério de Cristo, Nossa Senhora também é o modelo e a imagem da Igreja. Sua simplicidade, humildade e caridade a levaram ao encontro de Isabel para servir e anunciar a presença de Cristo. Inspirada pela Mãe de Deus, a Igreja, como corpo vivo de Cristo, tem a missão de continuar a ação salvadora de Deus na terra por meio do serviço evangelizador, alcançando todas as dimensões da humanidade.
“Durante esta semana, somos convidados a refletir sobre como podemos acolher a presença de Cristo em nossas vidas. Algumas sugestões podem nos inspirar: Reservar um tempo diário para a oração, especialmente com a leitura dos Evangelhos que falam do nascimento de Jesus, pedindo a Deus que se manifeste em nossas vidas e que ajude a reconhecer Sua presença. Praticar atos de caridade e solidariedade, assim como Maria, que foi ao encontro de Isabel, demonstrando amor e apoio.
Meditar sobre a importância da obediência à vontade de Deus, buscando discernir o que Ele deseja para cada um, especialmente neste tempo de Advento. Confessar-se, para estar bem preparados e assim acolher a Jesus que vem ao nosso Encontro neste Natal”, ressalta Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS).
Este 4º Domingo do Advento é a etapa final de preparação para o Natal, e nos lembra a importância da encarnação de Cristo e do papel da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. E que possamos viver esta semana com um coração aberto, prontos para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. E que Nossa Senhora nos ajude a viver com fé e esperança, sempre atentos a presença de Jesus em nossas vidas.
Pe. Vinícius reflete a visita de Maria a Isabel
Entenda as diferenças entre a Cruz Latina e a Grega
Símbolo de nossa fé, a cruz possui variações e significados que valem a descoberta!
Entenda a beleza da Missa cantada
Compreenda a beleza da Missa Cantada, que é um verdadeiro convite para que os fiéis participem da celebração.
Solidariedade Humana: o desafio de ser fraterno além das festas
Dia Internacional da Solidariedade Humana é um convite à ação contínua, vivenciando o Evangelho todos os dias.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.