Liturgia

Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança

A grande Festa na oitava de Natal inspira a buscar a presença de Deus em nossas casas, com um ambiente repleto de amor e diálogo

Escrito por Alberto Andrade

26 DEZ 2024 - 16H17

CNBB

“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens(Lc 2, 51-52)

No primeiro domingo após o Natal (29), a liturgia nos convida a refletir sobre a importância da família na vida cristã. Um momento muito especial que nos lembra que a família é um espaço sagrado onde a fé é vivida e transmitida.

Leia MaisOração pela paz na família
O Ano Santo que estamos vivendo tem como tema "Peregrinos de Esperança”, ressaltando a necessidade de vivermos esta esperança em nossas famílias e comunidades, especialmente em tempos desafiadores. O tema nos inspira a buscar a presença de Deus em nossas casas, promovendo um ambiente amoroso e compreensivo, como testemunho de esperança para o mundo.

Celebrar a Sagrada Família nos lembra que Jesus, Maria e José são modelos de amor, respeito e unidade familiar. A festa nos convida a valorizar a vida familiar como um espaço de crescimento espiritual e humano, onde a fé é vivida e transmitida. A Sagrada Família também nos ensina que, apesar das dificuldades e desafios, a união e o amor são fundamentais para a construção de lares que refletem a luz de Cristo.

São Paulo na segunda leitura nos ensina que o amor deve brotar dos gestos concretos na vida dos que foram marcados pelo batismo e se tornaram “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Devemos cultivar virtudes que manifestam a união do discípulo com Cristo: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência. Acima de tudo, a Caridade é quem deve presidir às relações entre os membros de uma família, “pois o amor é vínculo de perfeição”. (Cl. 3,14)

Wikipedia
Wikipedia


No Evangelho deste domingo (29) (Lc 2, 41-52), Jesus ao doze anos no templo com os doutores da Lei, demonstra sua sabedoria e compreensão das coisas de Deus. A passagem ensina sobre a importância da educação religiosa e do diálogo familiar, além de mostrar que a busca por Deus deve ser uma prioridade na vida da família. A resposta de Jesus a Seus pais, “Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?” (Lc 2, 49), convida a refletir: Como a fé deve ser central em nossas vidas e na educação de nossos filhos?

"A Festa da Sagrada Família e o Ano Santo de 2025 nos convidam a refletir sobre a importância da família como um espaço de esperança e fé. Ao seguirmos o exemplo de Jesus, Maria e José, podemos construir lares que sejam verdadeiros santuários de amor e esperança, contribuindo para um mundo mais justo e solidário", diz Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS).

Para traduzir a fé em atos neste jubileu, as famílias podem participar de peregrinações locais: buscar fortalecer a fé em comunidade, visitando as Igrejas Jubilares da Diocese, realizar momentos de oração em família, auxiliar os necessitados e promover a solidariedade, ensinando aos filhos a importância do serviço ao próximo e criar tradições familiares que celebrem a fé como a leitura da Bíblia em conjunto, a oração do terço em família, e outras atitudes de oração.

 A família é a forma mais simples da sociedade, sendo também o principal lugar onde se aprende todas as virtudes sociais. O sagrado lar, ambiente onde nasceu e cresceu, foi a primeira realidade humana santificada pela presença de Jesus. É preciso preservar a família para que o Cristo cresça em graça e sabedoria diante de Deus e diante dos homens.

Irmão André fala sobre a Sagrada Família


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...