“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 51-52)
No primeiro domingo após o Natal (29), a liturgia nos convida a refletir sobre a importância da família na vida cristã. Um momento muito especial que nos lembra que a família é um espaço sagrado onde a fé é vivida e transmitida.
Leia MaisOração pela paz na famíliaCelebrar a Sagrada Família nos lembra que Jesus, Maria e José são modelos de amor, respeito e unidade familiar. A festa nos convida a valorizar a vida familiar como um espaço de crescimento espiritual e humano, onde a fé é vivida e transmitida. A Sagrada Família também nos ensina que, apesar das dificuldades e desafios, a união e o amor são fundamentais para a construção de lares que refletem a luz de Cristo.
São Paulo na segunda leitura nos ensina que o amor deve brotar dos gestos concretos na vida dos que foram marcados pelo batismo e se tornaram “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Devemos cultivar virtudes que manifestam a união do discípulo com Cristo: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência. Acima de tudo, a Caridade é quem deve presidir às relações entre os membros de uma família, “pois o amor é vínculo de perfeição”. (Cl. 3,14)
"A Festa da Sagrada Família e o Ano Santo de 2025 nos convidam a refletir sobre a importância da família como um espaço de esperança e fé. Ao seguirmos o exemplo de Jesus, Maria e José, podemos construir lares que sejam verdadeiros santuários de amor e esperança, contribuindo para um mundo mais justo e solidário", diz Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen (RS).
Para traduzir a fé em atos neste jubileu, as famílias podem participar de peregrinações locais: buscar fortalecer a fé em comunidade, visitando as Igrejas Jubilares da Diocese, realizar momentos de oração em família, auxiliar os necessitados e promover a solidariedade, ensinando aos filhos a importância do serviço ao próximo e criar tradições familiares que celebrem a fé como a leitura da Bíblia em conjunto, a oração do terço em família, e outras atitudes de oração.
A família é a forma mais simples da sociedade, sendo também o principal lugar onde se aprende todas as virtudes sociais. O sagrado lar, ambiente onde nasceu e cresceu, foi a primeira realidade humana santificada pela presença de Jesus. É preciso preservar a família para que o Cristo cresça em graça e sabedoria diante de Deus e diante dos homens.
Irmão André fala sobre a Sagrada Família
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.