Neste 12º Domingo do Tempo Comum, Ano B, as leituras nos oferecem uma bonita mensagem sobre a soberania de Deus, a importância da fé e a renovação que Cristo traz para nossas vidas.
Essa mensagem é particularmente relevante para nossa vida diária, pois nos convida a confiar em Deus em meio às adversidades e a viver a transformação que Ele opera em nós.
Pegue sua Bíblia ou seu livreto Deus Conosco e acompanhe!
As leituras começam com o Livro de Jó, onde Deus responde a Jó do meio da tempestade, destacando Seu controle sobre o caos:
“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno... quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, e disse: 'Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?'” (Jó 38,8-11)
Esta imagem do poder divino sobre o mar indomável nos lembra que Deus estabelece limites e ordem mesmo nas situações mais tumultuadas.
Essa temática é reforçada no Salmo 106, que descreve os marinheiros enfrentando uma tempestade no mar, clamando ao Senhor em sua angústia e sendo salvos por Ele:
“Mas gritaram ao Senhor na aflição, e ele os libertou daquela angústia. Transformou a tempestade em bonança, e as ondas do oceano se calaram.” (Sl 106,28-29)
O salmo nos ensina que em momentos de crise, nossa resposta deve ser buscar a Deus, confiando que Ele pode trazer paz e resolver nossas dificuldades.
Complementando essas leituras, a Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios nos fala da transformação que Cristo realiza:
“O amor de Cristo nos pressiona... Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.” (2Cor 5,14-17)
Isso nos recorda que estar em Cristo significa uma renovação completa, deixando para trás o medo e vivendo uma nova vida guiada pelo amor e pela fé em Jesus.
O Evangelho de Marcos também ilustra esta verdade, quando Jesus acalma a tempestade no mar da Galileia. Durante uma forte ventania que ameaça a barca onde estão os discípulos, Jesus, ao ser acordado, ordena ao vento e ao mar que se aquietem.
Jesus então questiona os discípulos sobre sua fé:
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40)
Estas leituras, juntas, nos oferecem uma mensagem não apenas coerente, mas muito prática para nossas vidas. Elas nos encorajam a confiar em Deus em nossos problemas e dificuldades, reconhecendo Sua soberania e poder para trazer ordem e paz ao caos.
Porém, também nos lembram da necessidade de clamar a Deus e confiar que Ele ouvirá e responderá. Além disso, o mais importante é que elas nos desafiam a viver a transformação que Cristo traz, abandonando o medo e abraçando a nova vida em Cristo.
Na prática, somos chamados a aplicar essa confiança em nosso cotidiano. Quando enfrentamos crises ou momentos de insegurança, devemos lembrar que Deus está no controle e que Jesus está sempre presente, pronto para acalmar nossas tempestades.
Devemos buscar a Deus em oração, confiando em Sua providência e poder. E, acima de tudo, devemos viver como novas criaturas em Cristo, permitindo que Seu amor e poder nos transformem e fortaleçam.
Com os ensinamentos de Cristo, Palavra Viva no meio de nós, saberemos como agir diante das situações mais desafiadoras e, assim, teremos a oportunidade real de experimentar a paz.
Fonte: Deus Conosco
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.