Mundo

Como estão as obras na Catedral de Notre Dame?

Cinco anos depois do incêndio, o interior da Igreja francesa foi totalmente restaurado

Escrito por Redação A12

09 FEV 2024 - 07H00 (Atualizada em 26 ABR 2024 - 16H20)

Catedral de Notre Dame

Após um árduo trabalho de centenas de artesãos que trabalham há meses, a Catedral Mariana da capital francesa em breve estará disponível para devotos e turistas de todo mundo voltarem a admirar esta arte sacra de beleza ímpar.

Cinco anos depois do terrível incêndio que devastou a estrutura do seu teto de madeira e danificou a sua decoração gótica, a catedral começa a revelar todo o seu esplendor para poucos privilegiados que conseguem entrar meses antes da sua reabertura.

No interior da Catedral de Notre Dame, a limpeza das paredes, vitrais, abóbadas e decorações está quase completa, conferindo à catedral uma luminosidade única.

Os tubos do órgão foram restaurados e as capelas laterais estão agora decoradas. A pedra da nave agora brilha com todos os raios de sol nos vitrais. Algumas das obras de arte mais emblemáticas deste santuário, testemunha a fé ardente da França ao longo dos séculos, foram restauradas à sua antiga glória.

De acordo com Dom Laurent Ulrich, arcebispo da capital francesa, em uma carta pastoral, a reabertura será precedida por um tríduo que começa em 7 de dezembro de 2024 e inclui a entrega da Catedral, a reativação do órgão, e também haverá uma celebração litúrgica com bênção.

A consagração do altar ocorrerá durante a primeira Missa na catedral restaurada, em 8 de dezembro, segundo domingo do Advento deste ano, seguida pela celebração da Imaculada Conceição no dia seguinte.

Catedral de Notre Dame
Catedral de Notre Dame


Novena e peregrinação

A partir da reabertura será realizada uma novena entre os dias 8 e 15 de dezembro com um tema de reflexão para cada dia.

Dom Ulrich mencionou a participação de personalidades públicas, representantes do Estado proprietário do edifício, doadores, equipes que trabalharam nos últimos cinco anos, bombeiros que salvaram o prédio em 15 de abril de 2019, bispos franceses, bispos estrangeiros, representantes das dioceses francesas e outros convidados.

No entanto, o Arcebispo espera de modo especial a população residente em Paris para as celebrações.

Proponho também, aliás, insisto, que esta celebração, este período de festa, seja para todas as pessoas cristãs, de todas as idades e condições […] Não há nada mais bonito do que ver, nas paróquias ou em outras assembleias cristãs, um povo diverso, pessoas dos bairros, crianças, jovens, adultos e idosos, saudáveis e doentes, pessoas com deficiência, estrangeiros. Não há nada mais bonito do que ver associações cristãs preocupadas em não deixar ninguém para trás, em dar espaço aos mais vulneráveis, aos isolados, aos esquecidos: são eles que estarão em Notre-Dame”, disse.


Confira as fotos do interior e das obras da restaurada Catedral francesa


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...