Mundo

Conheça iniciativas da Igreja Católica para acolher migrantes e refugiados

Escrito por Letícia Dias

20 JUN 2023 - 11H37 (Atualizada em 20 JUN 2023 - 12H23)

Shutterstock/ Lumiereist
Leia MaisPrimeiro santo dos EUA é um redentorista: missionário dos imigrantesSemana do Migrante inicia com Santa Missa no Santuário

O mundo soma mais de 200 milhões de pessoas em situação de migração, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). 

A Igreja Católica dá respostas concretas à essa situação, por meio de algumas instituições e iniciativas. 

Conheça algumas:


Cáritas

A Cáritas atua em diversos países no processo de acolhimento, integração e proteção de migrantes e refugiados. É um dos principais locais procurados pelos que chegam ao Brasil necessitados de orientação e abrigo.

Nesse sentido, muitas vezes a Cáritas facilita e orienta o relacionamento dos migrantes e refugiados com outras instituições.

No Brasil há projeto como a Europana, a capacitação para migrantes e refugiados do Distrito Federal e entorno; e o Programa Pana para atuação com migrantes e refugiados.

Missão Paz

A Missão Paz, uma instituição fundada no ano de 1939, é administrada pelos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos). Está localizada na região do Glicério, no centro da capital paulista e foi criada com o intuito de auxiliar a comunidade migrante de italianos.

Na Missão Paz há um abrigo chamado de Casa do Migrante, onde é permitida a permanência de apátridas, imigrantes, solicitantes de refúgio e refugiados. O local possui dormitórios femininos e masculinos e tem capacidade para acolher até 110 pessoas.

Na Casa do Migrante, o acolhido tem direito a alimentação, aulas da língua portuguesa, atendimento psicológico e de assistência social. Além disso, recebe materiais de higiene pessoal, roupas e participa de atividade que colaboram para a adaptação e no estímulo da convivência.

CNBB
CNBB


Arsenal da Esperança

O Arsenal da Esperança, localizado em antigas instalações da Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo (SP), foi fundado em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Todos os dias o Arsenal recebe cerca de 1.200 homens em situação de rua, bem como jovens e adultos que sofrem com o desemprego, a falta de alimentação, casa e família. Ou seja, não apenas migrantes e refugiados.

O local é administrado pela Fraternidade da Esperança (SERMIG), uma comunidade de leigos e consagrados, fundada na Itália também por Ernesto Olivero e por sua esposa Maria Cerrato.

Os moradores do Arsenal podem usufruir de toda a estrutura da casa (biblioteca, quadra de futebol, sala de jogos e lavanderia), assim como receber acompanhamento de assistentes sociais e usufruir do centro médico.

Rede Clamor Brasil

A Rede Clamor Brasil possui ligação com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e diz respeito a um espaço de junção de diversos serviços que a Igreja Católica realiza na área da migração, do refúgio e do enfrentamento ao tráfico de pessoas.

É formada pelas seguintes representações:

Cáritas, congregações religiosas como os scalabrinianos, scalabrinianas, jesuítas, franciscanos, irmãs da Conferência dos Religiosos do Brasil e da Rede um Grito pela Vida, departamentos de mobilidade humana de cada Conferência Episcopal e redes de enfrentamento ao tráfico no continente latino-americano e caribenho, a Rede Kawsay e a Rede Tamar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...