Pe. Gabriele Romanelli, responsável pela Igreja Sagrada Família em Gaza, expressou profunda preocupação e a determinação da pequena comunidade cristã local diante das ordens de evacuação emitidas pelo exército israelense. “Não queremos deixar a nossa paróquia”, declarou o sacerdote ao L'Osservatore Romano, reafirmando o desejo dos cristãos em permanecer em suas casas e evitar serem “amontoados com outros dois milhões de palestinos deslocados que não têm mais nada e vivem em tendas”.
A situação é cada vez mais crítica, em que há sons constantes de helicópteros e explosões, especialmente em áreas onde ainda restavam algumas famílias cristãs. No entanto, após ordens de evacuação mais intensas, muitos destes cristãos buscaram abrigo em duas igrejas da região: a católica e a ortodoxa.
Leia MaisA origem do conflito entre Israel e os palestinos“Quatro quilômetros é uma breve distância”, observou o padre Romanelli. “Sabemos que as tropas logo estarão perto de nossas casas, e é por isso que há uma enorme tensão em nossa comunidade, mesmo que ainda não tenhamos recebido uma ordem direta de evacuação.”
Apesar de não haver um comunicado definitivo para a saída dos cristãos que estão sob proteção da Igreja da Sagrada Família, a comunidade recebeu uma mensagem das Forças de Defesa de Israel (IDF) indicando que a área é uma “zona vermelha” e designando corredores para o sul. No entanto, a decisão de partir não é fácil, como explica o padre:
“As nossas famílias não querem sair… Por que deveríamos? Nenhum de nós está envolvido no conflito. O que nossos cristãos fariam no sul, junto a outros dois milhões de deslocados que vivem em tendas?”
O padre Romanelli, que mantém viva a esperança de uma resolução pacífica, em que apesar da guerra, prioriza a educação de crianças e jovens, concluiu ressaltando a importância de que a situação dos cristãos de Gaza seja conhecida fora do Oriente Médio. “Confio, como sempre, na capacidade de intervenção de nosso Patriarca (Cardeal Pierbattista Pizzaballa)”. O padre também mantém proximidade com o Papa Francisco, que faz ligações regulares.
Fonte: Vatican News
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Somos “servos inúteis”?
A expressão "servos inúteis" significa reconhecer, acima de tudo, que somos dependentes de Deus e de seu agir. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.